Ah! As maravilhas da tecnologia… ainda bem! Essa semana foi lançado um software chinês chamado ExpressII (expresii), para pintura digital em aquarela. E realmente é incrível ver o resultado.
O software foi pensado lá em 1995, por Nelson Chu, que não estava satisfeito com as opções de pintura digital existentes: as pinceladas acabavam sendo estéreis, limpas demais. Chu queria um programa que fosse capaz de realmente criar uma pintura orgânica, em tempo real, e em altíssima resolução, como é na vida real.
Em 1999, ele começou a trabalhar com simulação de pincéis e de lá pra cá foi pesquisando, publicando artigos e protótipos na SIGGRAPH, conseguindo apoio de universidades e empresas, até finalmente lançar o produto essa semana. Realmente um exemplo de trabalho duro, com um resultado excelente:
Aquarela tem sido um dos maiores desafios para a tecnologia da pintura digital. Muitos programas populares oferecem “pincéis de aquarela”, mas nenhum possui a fluidez essencial que é o charme da técnica. O ExpressII consegue ir além porque usa três tipos de engines para calcular a pintura:
- O simulador para Dinâmica de Fluidos, o MoXi, desenvolvido em 2005, que usa algoritmos para simular a interação da água e da tinta em tempo real;
- O Yibi que cria um pincel realmente tridimensional permitindo que o pincel seja cizualizado e aconteçam deformações reais das pinceladas;
- e o renderizador Youji, que permite um zoom gigantesco, resolução de até 12kx12k, pan, zoom e funções touch;
Tudo isso usando a força da GPU, ou seja, um dos pré-requisitos para usar o programa é ter no mínimo uma Nvidia GT 730 ou Intel HD Graphics 515.
O software está disponível pra download em versão trial, que não permite salvar ou exportar arquivos, ou pode ser comprado por $59. Um preço bem amigável para um programa tão poderoso.
Fonte: ExpressII
[sgmb id=”1″]