O setor audiovisual no Brasil ainda depende bastante de incentivos do governo, e nesse ponto os editais da ANCINE têm sido uma boa oportunidade para diversos projetos receberem investimentos. Pensando nisso, criaram o programa Brasil de Todas as Telas, lançado em julho de 2014, e que foi moldado para atuar na expansão do mercado e na universalização do acesso às obras audiovisuais brasileiras, em uma parceria da ANCINE com o MinC e o Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA.
Vários pojetos de filmes e séries de TV, live action e animados já foram contemplados. Agora é a chance do setor de games. Nesta segunda-feira, 5 de dezembro, foi lançado o primeiro edital voltado ao investimento na produção de obras audiovisuais brasileiras independentes de jogos eletrônicos. A Chamada Pública PRODAV 14/2016 disponibilizará R$ 10 milhões em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que deverão resultar na produção de 24 jogos eletrônicos para a exploração comercial em consoles, computadores ou dispositivos móveis.
Poderão participar do edital empresas produtoras audiovisuais e desenvolvedoras de jogos eletrônicos registradas e classificadas na ANCINE como agente econômico brasileiro independente.
As inscrições serão realizadas por meio do Sistema de Inscrições do Fundo Setorial do Audiovisual, com o preenchimento de um formulário eletrônico e o envio da documentação prevista no ANEXO I da Chamada Pública, de 6 de dezembro de 2016 a 23 de janeiro de 2017. Poderão ser inscritos projetos que se encontrem em qualquer etapa de produção, desde que o jogo não tenha sido lançado comercialmente. Cada proponente pode apresentar apenas um projeto.
Acesse o site da ANCINE pra saber mais informações! Boa Sorte!