O ótimo site Fast.Co Design publicou a algum tempo uma lista com alguns filmes que todo designer deveria assistir, e realmente, todo designer deveria assisti-los. Adicionamos mais alguns a lista e vamos dividi-la com vocês aos poucos nas próximas semanas, que tal? Alguns estão disponíveis no Netflix, ou até memso no Youtube. Outros já não estão mais, mas sempre há de se encontrar esse tipo de filme em algum lugar pra baixar, “streamar”, comprar, ou alugar, certo? Aqui vão algumas das dicas, se liga:
PressPausePlay
Um documentário de 2011, PressPausePlay foca na democratização da cultura em torno da revolução digital. Traz entrevistas com alguns grandes criadores da música, arte, filme e literatura, criando um verdadeiro diálogo sobre a época em que vivemos, onde tudo se move muito mais rápido do que já imaginamos.
Onde encontrar: Vimeo, Youtube, Amazon
Helvetica/Objectified/Urbanized
Podemos chamar de a trilogia do Design, por Gary Hustwit’s. Objectified fetichiza a obcessão do por trás do design industrial; e Urbanized faz um tour pelo mundo do urbanismo. Helvetica é o filme mais conhecido, obviamente dedicado a família tipográfica mais famosa no mundo do design e consequentemente sobre tipografia. Huswit tem um talento particular para mergulhar no processo de pensamento dos designers modernos sem desvaloriza-los.
Onde encontrar:
Site do próprio Huswit, Amazon
Design is One: Lella & Massimo Vignelli
Vignelli Associates é considerado um dos maiores estúdios multi-disciplinares de design da história – mais conhecido por produzir a identidade visual do metrô de Nova York, em 1972, bem como o icônico – e na época polêmico – mapa do metrô. Lella e Massimo Vignelli eram o casal por trás de tudo isso. Design Is One tras um retrato do relacionamento dos dois, que durou décadas, até a morte e Vignelli em 2014.
Onde encontrar: Site oficial
Indie Game: The Movie & Indie Game: Life After
Como é criar um video game de sucesso com uma equipe de uma ou duas pessoas, ter reuniões com executivos da Microsoft antes de voltar para 12 horas de pixel art? Esse documentário acompanha duas equipes de designers durante a criação dos jogos Super Meat Boy e Fez, alguns dos jogos indies de maior sucesso financeiro e de crítica da última década, numa corrida arriscada para equilibrar o baixo orçamento com os prazos apertados. Existe também uma continuação, Indie Game: Life After.
Onde encontrar: Site oficial, Netflix, Steam
Abstract: The Art of Design
Produzido pelo próprio Netflix, a série é basicamente o mesmo que a série Mind of a Chef, só que para designers. Traz o perfil de nomes da elite do design atual incluindo o arquiteto Bjarke Ingels, o designer da Nike Tinker Hatfield, e Paula Scher, designer gráfica do Pentagram. Não chega a ser uma série crítica, mas não existe melhor retrato do lugar do design hoje do que essa série cuidadosamente produzida.
Onde encontrar: Netflix
Drew: The Man Behind the Poster
Indiana Jones. Back to the Future. Star Wars. Grandes filmes, e talvez posters ainda melhores. Drew Struzan é o artista por trás desse trabalho. Amigos como Harrison Ford e George Lucas falam sobre Struzan nesse documentário sobre a arte esquecida dos posters feitos à mão.
Iris
Nesse curta aclamado pela crítica, Albert Maysles, uma lenda do documentário, traça o perfil da designer de interiores e ícone da moda – amante de grandes-óculos-redondos – Iris Apfel. Mesmo já nos seus 90 anos, Apfel ainda tem as melhores respostas pra tudo e se veste melhor do que você hoje.
Onde Encontrar: Netflix , Amazon
Exit Through the Gift Shop
Se você ainda não assistiu esse documentário sobre o Banksy… bem melhor nós não estragarmos a surpresa (hehe). Assista pela arte de rua, e vá até o final (ou não) pelas teorias da conspiração.
Onde encontrar: Site oficial, Youtube (360p)
Ai Wei Wei: Never Sorry
Ai Weiwei é um dos artistas-ativisitas Chineses de maior destaque no mundo. Conhecido por enfrentar abertamente o governo Chinês (até sendo preso por isso). O documentário te leva pra dentro do seu estúdio, seu trabalho e suas filosofias.
Onde encontrar: Site oficial, Amazon, iTunes
Once Upon a Time in the West
Se você quer reduzir todos os westerns que já assistiu em um único arquétipo de tiroteio – então ponha seu filme nas mãos de um dos maiores diretores de fotografia da história: Tonino Delli Colli (também de The Good the Bad and the Ugly e La Vita è Bella), e o resultado é Once Upon a Time In The West (Era uma vez no Oeste), um clássico obrigatório, aula pra estudar
Metropolis
Sim, foi filmado em 1927. Sim, isso quer dizer que é um filme mudo. Mas Metropolis ainda é uma construção incrível do gênero sci-fi, montado num futuro distópico em que quase tudo virou uma m** a não ser o orçamento dos cenários. É difícil acreditar que o filme foi feito antes do advento da computação gráfica. O diretor Fritz Lang usou basicamente truques como espelhos e miniaturas para gerar os efeitos especiais do filme. Se você não aguentar o ritmo da narrativa, ninguém vai te julgar, mas só preste atenção no cenário pra curtir um pouco do esplendor visual desse filme.
Onde encontrar: Youtube
Fonte: Fast.Co Design, Complex.com