O fim está próximo!

O fim está próximo! De tempos em tempos somos abordados com previsões deste nível. Historicamente quando alguma mudança substancial ocorre, os profetas do apocalipse se multiplicam aos montes, sempre trazendo aquela mensagem de caos e derrota.

Porem, a mesma historia nos ensina que a cada mudança brusca, existe um reinventar, uma renovação, e como disse o compositor, “o novo sempre vem”. O apocalipse da vez é em relação as IAs, muito burburinho tem sido feito, mas o que realmente vai acontecer? Seria o fim do mercado de trabalho como conhecemos?

O fim nem sempre é ruim

As mudanças sempre fizeram parte da vida, o nascer e o por do sol, as estações, a mudança dos ponteiros do relógio, tudo são mudanças. Sociedades mudam o tempo todo, e com o advento da era da informação, estas mudanças vem se tornando cada vez mais acentuadas.

Houve uma época em que as pessoas andavam de charretes, hoje andamos de carro, isso impactou a sociedade e o mundo do trabalho da época, SIM, mas o novo trouxe mais possibilidades do que o modelo anterior. É preciso sempre encarar o fim como algo positivo, é um ciclo se encerrando para começar outro, esta é a lei da vida.

Ouça Darwin

O fim está próximo

Em 1859, Charles Darwin publicou o seu livro “A evolução das espécies”, e um dos pontos abordados e que cabem na linha de raciocínio deste artigo é a seleção natural, pois segundo Darwin, “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” As IAs vieram para ficar, não duvidem disso, inclusive tem um artigo passado falando sobre esta ascensão.

Então é melhor se adaptar do que se desesperar, quando a fotografia surgiu, os profetas do caos disseram que a pintura iria morrer, e foi justamente ao contrario, ao invés de uma expressão artística, agora tínhamos duas. Assim será com as IAs, então adaptar é preciso!

Mas e agora, o que faço?

Primeiro respire e se acalme, não se deixe levar pelo alarde das redes ,dos grupos e comunidades. A tendencia é sempre esta galera ir pelo caminho do caos, principalmente de que a polemica e terror sempre geram um bom engajamento.

O melhor a ser feito é analisar os fatos e separar o que é funcional do que é experimental. Não espera a mudança se consolidar para abraça-la, ande juntamente com a linha do tempo.

Reveja os seus processos, encontre lugar para a IA no seu cotidiano profissional, encare ela como o que ela realmente é, uma ferramenta para adiantar o seu lado. Enquanto uns vão ficar chorando e reclamando, os que entenderem o processo e abraça-lo, vão sair na frente e fazer a diferença.

Em qualquer situação, agir sempre vai ser melhor do reclamar, principalmente em tempo de mudanças.

Comentários

comments