Flacido Placido, pseudonimo de Luca Bortolato , até bem recentemente,não tinha realmente pensado muito em desenho. Após concluir seu curso de design gráfico e seguir o caminho comumente trilhado de trabalhar internamente em um estúdio, o artista finalmente mudou de ideia. “Quatro anos atrás, senti a necessidade de encontrar uma nova maneira de me expressar e algo que me fizesse feliz, então comecei a desenhar”.
Flacido e sua pegada multidisciplinar
Desde animações em argila macia e esponjosa à tapetes tufados em technicolor, este artista multidisciplinar descobriu que o desenho é a porta de entrada para a alegria infantil.
Antes de mais nada, de sua base em Veneto, no norte da Itália, o artista multidisciplinar está colocando sua mão em quase tudo. Desde ilustração, modelagem de plasticina e animação até design de personagens 3D e até mesmo fabricação de tapetes, tudo sob o apelido de Flacido Placido. Desse modo, nascido desse desejo de criar alguma alegria, Luca encontrou inúmeros efeitos terapêuticos neste ritual de desenho e em todos os outros desdobramentos de sua prática que surgiram com ele. Ele diz: “Desenhar me ajudou a me conhecer melhor e a me conectar com meus pensamentos e emoções, influenciado por uma infância um tanto traumática. Talvez por essa razão, ele frequentemente aborda tópicos com ironia e um estilo infantil […] desenhar me ajudou muito a fazer luz sobre os eventos que vivenciei.”
A leveza e a suavidade
O estilo suave e ingênuo de Luca, assim como seus personagens e esculturas bem-humorados, são feitos por meio de um processo intuitivo. “Normalmente começo meu trabalho esboçando um conceito no papel. A partir daí, tento descobrir qual material melhor se adapta ao desenvolvimento dessa ideia”, ele diz. “Uso uma grande variedade de materiais, como tinta spray, feltro, papel machê e argila de modelagem.” Depois de algumas brincadeiras práticas, ele passa a criar suas animações no After Effects para dar vida a seus personagens engraçados e moles. “Nunca sabendo exatamente quais serão os resultados finais”.