A Blackmagic Design anunciou recentemente o Fusion 8.2, nova versão de seu software de pós-produção, agora disponível em qualquer plataforma. Com isso, estúdios de VFX podem trabalhar simultaneamente em ambientes macOS, Windows e Linux, permitindo profissionais escolherem a que mais lhe agrada.
O Fusion está cada vez melhor, e não apenas como um software puro de composição, como também para Motion Design. O Fusion 8 é muito, muito rápido e possui ambiente 3D nativo, permitindo importação e manipulação de objetos 3D. Isso quer dizer que podemos trabalhar com câmeras, luzes, ou mesmo geometria vindas do Maya, 3ds Max, Cinema 4D e etc. Acima de tudo, o Fusion é inteiramente acelerado via GPU, explicando o motivo de sua desenvoltura absurda.
Fusion 8.2 e Fusion 8.2 Studio: Duas versões disponíveis
O Fusion 8 é gratuito para qualquer um, bastando ir ao site da Blackmagic Design e baixa-lo. Essa versão 0800 é um pacote completo para profissionais de composição, motion design ou mesmo broadcast design. Ela integra opções de composição 2D e 3D, com ferramentas costumeiras para Motion e coisas como paint, rotoscope, titling, multiple keyers, advanced key-framing, aceleração via GPU, sistema de partículas 3D e suporte à importação, criação, manipulação e render de geometria 3D – vindos ou não de outras aplicações.
O Fusion 8 Studio está disponível por $995, e além das funcionalidades de seu parente gratuito, possui ferramentas avançadas para análise de fluxo ótico – stereoscopic 3D -, retiming e estabilização. Ele também possui suporte a plug-ins OpenFX de terceiros, distribuição ilimitada de render via rede, além de um fluxo de trabalho suportando múltiplos usuários para colaborar, revisar e gerir grandes projetos que tenham equipes imensas.
[sgmb id=”1″]