Muitos estão acompanhando a Copa do mundo feminina da FIFA, toda a dinâmica do futebol combina perfeitamente com o motion. Primeiramente, apresentaremos o breakdown do filme feito para apresentar o novo uniforme da seleção feminina da Dinamarca. Desse modo, este filme combina animação clássica de personagens 2D com motion e live action, com aquela pitada de pop art.
A produção
A M2 Film e M2 Animation foram as reponsáveis pela produção. Estas produtoras trabalham com o foco em produções em live-action e animação baseada em histórias – principalmente 3D. Já os projetos exclusivos de motion ocorrem em uma escala um pouco menor.
Para este projeto, Thomas Fiil trabalhou como Motion Designer e Christoffer Kramme como Animador 2D.
Rasmus Pilgaard, o diretor, foi abordado pela Hummel para ajudar a revelar o novo uniforme da seleção feminina de futebol dinamarquesa.
A ideia básica era retratar as jogadoras como super-heroínas para inspirar as meninas a se tornarem torcedoras não só do time, mas também do próprio futebol.
Assim que vimos o novo design inspirado em pop-art/quadrinhos antigos para o kit do uniforme, imediatamente sentimos a necessidade de ir além de “apenas mais uma animação 2D”.
A equipe por trás do projeto
Comparado a muitos outros projetos de animação realizados pela M2, este projeto foi realizado com uma equipe relativamente pequena.
Thomas foi o motion designer principal e Christoffer foi o animador 2D principal – formando um coquetel criativo mortal com o diretor Rasmus Pilgaard, o produtor Emil Nikolajew e a assistente de produção Cæcilie Fournais. Anna Elisabeth Christensen ajudou Christoffer com a animação 2D.
O processo criativo
Primeiramente, tudo começou com um brainstorming e rapidamente decidimos pela ideia simples de uma sessão de treinamento de futebol se transformar em um jogo real.
Juntamente com o desenvolvimento da história, foi criado então o design dos personagens. Dessa forma, queríamos permanecer fiéis à aparência das meninas na realidade – tanto por respeito a elas, quanto para garantir que fossem facilmente reconhecíveis.
Por isso, depois de garantir que o cliente estava satisfeito com a direção, comecei a animação e trouxemos Anna Elisabeth Christensen para ajudar com todos os detalhes do kit. Sendo assim, a animação levou alguns meses e, quando as tomadas começaram a ser concluídas, Thomas Fiil começou a trabalhar para trazer o visual pop art e os painéis divididos de ícones no design do kit.
A animação foi feita de forma muito tradicional. Usamos o TV Paint para toda a animação de personagens e nos inspiramos na animação japonesa para obter alguns ângulos de câmera legais e extremos para enfatizar a ação.
O tratamento/movimento das ilustrações foram feitos no After Effects.
A inspiração
O que mais me orgulha neste projeto é que ele foi inspirado no design do kit e nos jogadores. Meio que cresceu a partir disso em um processo muito orgânico e suave.
Por isso, nunca chegamos ao ponto em que começamos a duvidar do que estávamos fazendo e adoramos trabalhar em cada etapa – o que nem sempre é o caso.
Brincamos com a ideia de usar as diferentes seções da camisa mais como janelas/portais no campo. No final, não conseguimos encaixar na narrativa e a ideia desapareceu.
Também exploramos proporções mais artísticas no design do personagem, mas rapidamente se tornou pouco lisonjeiro e não representou o respeito que temos pelos jogadores.