Grease Pencil 3.0, a revolução!

Que o Blender se tornou o queridinho da turma do 3D já é um fato, mas agora os animadores 2D também estão caindo de amores pelo Blender, graças ao Grease Pencil!

A versatilidade da ferramenta e as infinitas possibilidades que ela possibilita acabou encantando muitos animadores. No artigo passado, vimos que o Blender Studio lançou o curta Wing IT uma animação mostrando todo o poder desta ferramenta.

O inicio do Grease Pencil

Grease Pencil como ferramenta de anotação em sua primeira iteração. Crédito: Virgílio Vasconcelos
Grease Pencil como ferramenta de anotação em sua primeira iteração. 
Crédito: Virgílio Vasconcelos

Em 2008, Joshua Leung implementou anotações no Blender diretamente na Viewport 3D, ele chamou esse recurso de Grease Pencil.

A primeira versão do Grease Pencil foi projetada para ser uma ferramenta de anotação simples com configurações básicas de cores e recursos de animação. Mas a comunidade que se formou em torno do Grease Pencil tinha planos maiores e começou a usá-lo para coisas que ele não previa.

Grandes mudanças em 2019

Grease Pencil e a próxima evolução

Avançando para 2019, quando o Grease Pencil se tornou seu próprio tipo de objeto e um espaço de trabalho dedicado para animação 2D como parte do projeto Blender 2.8. Esta versão foi uma grande reformulação e teve muitos recursos novos, melhor desempenho e novo mecanismo de renderização. Os principais desenvolvedores que trabalharam nele foram Antonio Vázquez e Clément Foucault, juntamente com os artistas Daniel Martínez Lara e Matias Mendiola.

O Grease Pencil atualmente

Grease Pencil e sua versatilidade

Hoje, o Grease Pencil cresceu ainda mais. É usado por pequenos e grandes estúdios em todo o mundo. Filmes como “Unicorn Wars” foram totalmente animados com ele.

E embora muitos aspectos da ferramenta tenham melhorado imensamente ao longo do tempo, as principais estruturas de dados do Grease Pencil permaneceram as mesmas por cerca de 15 anos. Estamos agora enfrentando as limitações de seu design inicial, por isso teremos uma nova revolução, o Grease Pencil 3.0!

O que é o Grease Pencil 3.0?

“Grease Pencil 3.0” é uma reescrita completa da implementação atual, com o objetivo de estabelecer uma base sólida para os próximos 10 anos ou mais.

Desse modo, os objetivos do projeto são os seguintes:

  • Melhore o desempenho e o uso de memória com grandes quantidades de dados (por exemplo, quadros, traços, pontos).
  • Melhore a arquitetura e a API para desenvolvimento futuro.
  • Abre a porta para novos recursos e ferramentas.

A nova implementação é baseada no mesmo back-end das novas curvas capilares, mas projetada pensando no multi-threading. Dessa forma, ela permite o suporte de Geometry Nodes capazes de lidar com muito mais dados e escritos em um estilo C++ moderno.

A linha do tempo

  • Fevereiro de 2023: O desenvolvimento começou em uma filial separada.
  • Maio de 2023: Uma opção experimental estará disponível nas primeiras compilações alfa do Blender 4.0 para testes da comunidade.
  • Junho – outubro de 2023: Com a ajuda de outros colaboradores, a equipe espera concluir a maior parte da refatoração.
  • Novembro de 2023: Blender 4.0 lançado com Grease Pencil 3.0 substituindo totalmente o sistema antigo.

E ai, se animou para usar esta ferramenta incrível?

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