Hasmik e sua viagem através do tempo e da tecnologia

Hasmik Mkhchyan é uma diretora criativa/de arte, motion designer e designer gráfica com ampla gama de habilidades, baseada em Yerevan, Armênia.
Ela tem experiência em branding, desenvolvimento de conceitos visuais e design para cinema, publicidade digital e televisão. Atualmente, ela é diretora criativa no estúdio Triada.
Sua lista de clientes inclui nomes internacionalmente conhecidos, como Riot Games, Psyop, ESPN, Facebook, Chevrolet, Nissan, Mediaset Premium (Sky Uno, Premium Joi, Premium Cinema), MBC Dubai, HSBC, Armenian Public Television e muitos outros.

Hasmik e sua jornada

A jornada de Hasmik da arte tradicional para o Motion Design é uma mistura atraente do antigo e do novo. Treinada em técnicas de desenho à mão na Academia Armênia de Belas Artes, ela fez a transição para a criatividade digital e orientada por IA.

Porém, podemos perceber como as primeiras experiências de Hasmik e os desafios dos anos 1990 moldaram seu trabalho. Ela compartilha insights sobre seus projetos recentes, The Garden of Forking Paths e Electric Dreams, e discute como Al transformou seu processo artístico.

O tradicional influenciando o digital

Hasmik e os processos tradicionais
Hasmik e os processos tradicionais

Hasmik afirma que ter estudado na Academia Armênia de Belas Artes foi essencial para desenvolver uma base artística sólida. Durante seus estudos, tudo era feito à mão; não se tinha acesso a computadores. Essa experiência criou uma compreensão profunda do design tradicional, algo que muitos designers hoje não têm. Ter aprendido os fundamentos foi algo vital. Esse conhecimento me deu uma vantagem na transição para o mundo digital, pois me permitiu combinar habilidades técnicas com treinamento artístico tradicional.

Segundo a artista, foi emocionante a transição do tradicional para o digital. “Para alguém que começou a desenhar à mão, o mundo digital abriu uma gama de novas possibilidades. Lembro-me de descobrir designers como 
Neville Brody , David Carson e Stefan Sagmeister na internet, o que foi uma revelação. Não apenas porque marcou uma nova era tecnológica, mas também porque, após a queda da União Soviética, a Armênia teve acesso à arte ocidental do século XX. Foi uma época de grandes descobertas e oportunidades criativas”.

Anos 90, caos econômico e criatividade

Mas a década de 1990 foi uma década difícil para a Armênia. A economia estava em dificuldades, em parte por causa do conflito de Karabakh, que levou a um bloqueio e uma crise energética. Tínhamos apenas duas horas de eletricidade por dia, então o acesso à tecnologia e à internet era um luxo. Mas apesar dessas dificuldades, a comunidade de computação gráfica (CG) da Armênia começou a crescer. Minha experiência no Triada Studio , o primeiro estúdio de animação 3D do país, me deu a oportunidade de fazer parte desse crescimento. Foi um momento-chave na minha carreira.

Hasmik,IA e os processos criativos

A era da IA ​​tem sido muito inspiradora, especialmente no campo da animação. “Apesar das controvérsias em torno da IA ​​no mundo da arte, para mim ela abriu novas portas, assim como a tecnologia digital fez anos atrás. Quando descobri a IA de transmissão estável, fiquei fascinada. Esta ferramenta me permitiu criar meu primeiro projeto pessoal de videoarte, Electric Dreams: Echoes of Metz’s Speech, em homenagem ao escritor visionário Philip K. Dick. A IA me forneceu uma precisão artística que é difícil de alcançar apenas com métodos tradicionais”.

“Meu processo criativo evoluiu muito com a IA. Colaborar com a Stable Diffusion AI me permitiu levar minhas ideias a um nível de precisão e complexidade que seria difícil de alcançar apenas com métodos tradicionais. Porém a IA se tornou outra ferramenta na minha caixa de ferramentas criativa, ao mesmo tempo em que manteve vivo o espírito de exploração que sempre me motivou”.

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