Todos os filmes de Hollywood com maior repercussão em 2016 dependeram fortemente de efeitos visuais. No entanto, os principais artistas que tornam possível esses filmes – artistas de efeitos visuais -, são um dos únicos grupos em Hollywood que carecem de representação sindical. Em conseqüência, muitos deles são mal pagos, trabalham horas demasiadas, não são creditados, são abusados mentalmente, e geralmente trabalham sob circunstâncias consideradas desumanas.
No dia 22 de Fevereiro foi lançado o Hollywood Greatest Trick, novo documentário de 24 minutos sobre a situação dos artistas contemporâneos VFX. É uma excelente introdução ao escopo e escala do problema da indústria de efeitos visuais.
O vídeo é acompanhado por um artigo rico e detalhado(em inglês aqui), que adiciona mais profundidade ao documentário. E se há alguma dúvida sobre por que Hollywood têm medo da sindicalização de artistas VFX, o gráfico a seguir responde a questão: artistas VFX compreendem a maior parte da tripulação na maioria dos blockbusters de Hollywood.
Vale a pena assistir e refletir.
Fonte: CartoonBrew