Este mês completo 33 anos. Sim, eu sou cringe e sei que é cringe falar isso. Mas eu posso, pois adivinha? Sou cringe. Hihi
Brincadeiras á parte, os motions mais velhos que trabalham hoje em dia na área ou até mesmo qualquer profissional nessa faixa etária para cima que consegue realizar um bom trabalho com excelência em um computador merece todas as palmas do mundo pela persistência.
Pois quando nascemos, nada disso existia, ou existia de maneira muito restrita ao grande público. Há bem pouco tempo, haviam mesas gigantescas para apoiar folhas A0 para pensar em construções na engenharia. Todo o processo de design gráfico era manual, levando muito tempo para produzir um visual que hoje conseguimos obter com alguns cliques.
Animação então, era muito mais difícil de aprender e executar que hoje em dia (vale dar uma olhada nos processos dos primeiros filmes de Walt Disney, viu). Em tempos onde não existia celular, internet ou computador em larga escala, seria inimaginável que no futuro seríamos profissionais de “informática”, dá para entender a confusão dos parentes mais velhos, para eles estamos sempre “mexendo no computador”, então não conseguem visualizar com clareza o valor do que fazemos.
E olha que trinta anos nem é tanto tempo assim, eu sei que para os mais novos as coisas parecem mudar com mais lerdeza, mas um dia existiu o disquete e o ICQ e para os mais velhos, isso foi ontem. Desta forma, temos total noção de que nada é eterno, principalmente a tecnologia e estamos sempre de olho no que pode vir a despontar como tendência.
Meu primeiro emprego foi como desenhista cadista, engenheiros projetavam no papel e eu “copiava” para o AutoCAD, até os recém formados saírem da faculdade já conhecendo o software que era a essência do meu emprego e fui demitida. Quando comecei a trabalhar como designer gráfico, notei um aumento de demanda de UX/UI e como não curtia muito programar, me enveredei para o lado do motion. Como o mundo não pára, meu próximo foco é 3D e a partir daí só saberemos o futuro quando ele chegar.
Fica a lição para os mais novos, vai por mim, seu mundo vai mudar e vai ser antes do que imagina. Esteja preparado(a). Cringes, se lembram quando a tela do computador tremia quando o celular tocava?