A história atemporal da cegonha entregando bebês é a metáfora utilizada no curta-metragem “Impossible Journey”. O curta foi dirigido por YUCA e produzido pela The Youth Company e Colossal.
As jornadas não são as mesmas em Impossible Journey
Duas cegonhas partem da Árvore da Vida. Uma delas atravessa céus claros e calmos, sem dificuldade. Enquanto isso, a outra leva sua preciosa carga através de tempestades e em torno de um vulcão em erupção. Dessa forma, as duas chegam ao seu destino, a maternidade, mas com jornadas bem distintas. Um lindo recém-nascido é desenrolado de um pano, e à medida que a cena se amplia, descobrimos que a criança é o único bebê negro na sala. A ave exausta derrama uma lágrima, e a criança agarra uma única pena que cai.
“A cesariana é onde trancam nossos parceiros, nossas esposas”, diz uma voz masculina enquanto a animação corta para uma sala com pessoas sentadas em círculo. “Um lugar de ansiedade, onde você espera, espera, espera e espera por alguém para estar lá. Mas esse alguém nunca vem. Ninguém nunca vem. Uma área desprivilegiada para nos punir por um pecado capital: nascer com a cor preta da nossa pele.”
A maternidade é uma jornada bela, mas desigual
Impossible Journey é dedicado à memória de Amber Rose Isaac, uma jovem mulher negra que perdeu a vida devido à negligência hospitalar durante um parto difícil. “A maternidade é uma jornada bela, mas desigual,” lê-se no texto sobreposto, compartilhando a dura estatística de que mulheres negras têm três vezes mais chances de morrer por causas relacionadas à gravidez do que mulheres brancas. O filme destaca a importância de tornar os cuidados de saúde mais seguros e acessíveis, ressaltando o trabalho de organizações fundadas e lideradas por mulheres negras, dedicadas à justiça crucial no parto e na reprodução.
Um ponto central do projeto é seu foco no Black Maternal Health Momnibus Act, uma lei proposta composta por 13 projetos de lei com o objetivo de abordar o racismo sistêmico na saúde. Dessa forma, os projetos incluem investimentos para melhorar os determinantes sociais da saúde, como habitação e nutrição; expandir a força de trabalho em saúde materna; melhorar a coleta de dados e as medidas de qualidade; e financiar cuidados preventivos e serviços de apoio para famílias negras.
“Impossible Journey” é vencedor de dois prêmios Silver Cannes Lions em 2024, nas categorias de filme e arte digital. Dessa forma, encontre mais informações no site do projeto, onde você pode ouvir mais histórias reais que influenciaram a criação do filme. Além disso você também vai encontrar mais informações sobre o Momnibus Act.
Caso tenha curtido o post você provavelmente vai curtir esse outro aqui sobre Stop Motion.
Boa semana!
Daniel desligando.