James Willan combina técnicas analógicas e digitais em prol da sua expressão artística. Este criativo nascido em Middlesbrough e radicado em Londres abraça uma interação encantadora entre meio e mensagem. Imagens fortes com ares melancólicos com foco nas pequenas cenas do cotidiano
James e sua técnica analógica

O animador e motion designer James Willan tem uma prática analógica muito distinta, que ele cultiva desde a infância. “Minha jornada começou desde muito jovem, fazendo animações de argila em stop-motion usando meu telefone”, diz James.
Ele se inspirou em seu ambiente de crescimento para criar todos os tipos de monstros. “Mais tarde, quando comecei minhas ilustrações e animações em 3D”, Segundo o James. “Eu trabalhava com argila e depois misturava com elementos 2D”, antes de mudar para uma abordagem totalmente mais contemporânea. Ao se voltar para o software digital, James estava determinado a desafiar sua abordagem para fazer arte e ele chegou a uma mistura eclética de efeitos digitais e físicos. “Sempre admirei o estilo stop-motion e claymation e o charme que vem com ele, então, quando estou criando um trabalho digital, tento emular esses temas das minhas criações em stop-motion”, diz ele. Por meio de taxas de quadros mais baixas, ele alcançou uma interação envolvente e satisfatória de tato e meio.
Melancolia a serviço da arte

Às vezes, o tom do trabalho de James é bastante sombrio e melancólico, mas, no geral, o trabalho de James é divertido sem esforço, sincero e, no final das contas, um pouco estranho – combinando seus interesses pessoais em skate, arte de rua e hip-hop escolar com motivos mais realistas encontrados na cultura contemporânea. “Eu costumava assistir a essa fita o tempo todo quando era criança, chamada Aardman Classics , que tinha temas bastante sombrios e maduros”, ele diz. “Sinto como se assistir a isso quando jovem ajudasse a criar esse tom para mim.” Ele mantém e aumenta esse timbre respondendo diretamente às suas emoções durante o ato de fazer. “Seja o que for que eu esteja sentindo no momento, tentarei colocar esse sentimento ou memória em uma peça”, utilizando os personagens, cenas e simbolismo como uma saída criativa e emotiva.
James e sua criatividade artística
Mas a curiosidade criativa de James não se limita a um único meio, transbordando em ilustração, pintura, escultura e até mesmo armadura. Além disso, James acrescenta: “Tenho recebido alguns trabalhos encomendados recentemente com artistas fazendo videoclipes e visualizadores”, e é um meio que ele achou criativamente revigorante. “Estou realmente animado para continuar trabalhando com outros artistas e também progredir no meu trabalho pessoal e ver como meu estilo evolui e se desenvolve.”