JUVENTUDE NO MOTION & GRANDES DESPEDIDAS

Este artigo é um resumo do que foi abordado na última live do Mograph News, em que a bancada do Layer Lemonade se reuniu para discutir se existe uma idade mínima para aprender e atuar no mercado de motion.

Abrir um CNPJ é praticamente um pré-requisito para atuar no mercado, então é necessário ser maior de idade para ingressar a vida profissional de motion, ou seja, a partir de 18 anos. Agora, podem efetuar o registro as pessoas maiores de 16 anos e menores de 18 anos desde que legalmente emancipadas, conforme legislação vigente. No caso de um menor emancipado (maior de 16 anos e menor de 18 anos), ele poderá ser sócio de qualquer tipo de sociedade, inclusive fazendo parte de sua administração e direção. A emancipação é realizada em qualquer Cartório de Registro Civil.

Porém, a pressão e responsabilidades para com o mercado de motion são muitas; ter que pegar um trampo, entendê-lo, produzi-lo e entrega-lo para ser aprovado e veiculado na televisão, por exemplo, para vender produtos. O nível de responsabilidade e a pressão psicológica são muito grandes. E isso sem falar em todo o processo que decorre até a finalização do trabalho: o cliente te ligar, te mandar e-mail, te cobrar pedindo correção, e por aí vai. Se adultos experientes que estão há muito tempo na área correm o risco de ficarem sobrecarregados e terem um burnout, imagine um menor de idade que começou a aprender recentemente. Então, em um cenário ideal, o melhor é que esses menores que estão começando agora não se preocupem em entrar no mercado, por ora. Se for pra estudar e apenas curtir a vibe por diversão, qualquer idade é válida, mas para atuar de fato no mercado é bom ser bem cauteloso. Isso não pode ser visto como uma obrigação, essa ânsia de entrar no mercado. Aproveite que ainda não é maior de idade e vá estudando, aprendendo aos poucos, buscando suas referências e alimentando seu repertório e criatividade. Quando chegar a hora, você naturalmente vai estar mais bem preparado para ingressar no mercado.

Mas uma das grandes vantagens de começar mais cedo nessa área é ter tempo de testar e experimentar de tudo. Ter tempo de sobra para experimentar um mundo de possibilidades é um grande privilégio, ainda mais se tratando desse mercado que tem diversas áreas de atuação diferentes. Quem começa cedo em uma profissão pode ficar mais consciente sobre a profissão do que quem começou tardiamente. Todavia, uma das maiores desvantagens é a falta de maturidade. A falta de maturidade pode levar a situações que iludem, negativamente, sobre a vida de se trabalhar com motion. Ficar muito apegado a um mundo imaginário do que seria trabalhar nessa área pode levar a situações difíceis de lidar, por conta da falta de experiência. Embora essa seja uma área bacana de se trabalhar e com boa remuneração, entrar desavisado e não tomar cuidado pode acarretar em tomar muita porrada muitos problemas. Mas não é preciso ter medo de errar, pois isso é imprescindível para sua evolução e vai fazer muita diferença lá na frente, agregando na sua experiência profissional. Nas palavras do grande poeta Destropier: “É a cagada da juventude que aduba a maturidade”.

No meio da live, os membros da bancada revelaram a idade que tinham quando pegaram o primeiro trabalho remunerado de motion, totalizando uma média de 25 anos:

  • Anderson – 26 anos
  • Bonne – 25 anos
  • Destropier – 24 anos
  • Dhyan – 26 anos
  • Ester – 24 anos
  • Gabriel – 24 anos
  • Gui – 23 anos
  • Gê – 30 anos
  • Pola – 24 anos
  • Rafael – 22 anos

Durante a live, uma enquete ficou disponível para quem acompanhava ao vivo poder votar. A pergunta da enquete foi “Com que idade você entrou no motion?” O resultado foi:

  • De 21 a 26 anos – 35%
  • De 27 a 32 anos – 24%
  • De 15 a 20 anos – 21%
  • Acima de 33 anos – 18%

E esse episódio marcou também a despedida de três integrantes da bancada. Gabriel Felix, Gui Jorge e Rafael Arame se despedem do Mograph News. Eles estiveram presentes nas lives desde os primórdios do Mograph News. Vão deixar saudades. o/


Assista a live na íntegra (disponível acima, no começo deste artigo) para conferir todo o conteúdo discutido a respeito desse tema. Contamos com a sua presença na próxima live do Mograph News, na quarta-feira às 16h.

O Mograph News é realizado nas quartas-feiras às 16h (no canal do Youtube), feito pelos membros da staff do Layer Lemonade, que são profissionais que atuam na indústria de animação e motion design. As lives iniciam sempre com algumas notícias, vulgo rapidinhas, sobre as novidades do Layer Lemonade e da indústria de animação e motion design. Logo após, são lidos alguns comentários feitos nas postagens do Layer Lemonade nas redes sociais, e a bancada discute acerca deles, cada qual fazendo suas considerações. Há um assunto diferente em pauta a cada semana, sugerido pelo chat que acompanha ao vivo ou pela própria bancada. Os membros da bancada são: Dhyan Shanasa e Ester Rossoni (os Supernova Duo), Anderson Alves, Destropier, Gê CostaLouise BonnePola Lucas.


Comentários

comments