Qual a habilidade mais importante para uma artista? Alguns diriam que é a criatividade, outros ficariam mais focados em aspectos técnicos, contudo, para mim, a habilidade que todo bom artista deveria ter é a observação. Ser capaz de observar é uma qualidade muitas vezes negligenciada quando comparada com habilidades mais técnicas, mas é fundamental para crescer mais rapidamente como artista.
Observar não é o mesmo que só olhar. Quando observa algo, você está tentando extrair informações práticas que te ajudem a resolver problemas. Essas informações são muito valiosas, pois aumentam a sua biblioteca visual de forma mais rápida e eficaz. Quanto mais completa sua biblioteca visual, maior a sua capacidade de solucionar problemas artísticos relevantes para trabalhos ou projetos.
Observar é de graça. Qualquer pessoa pode parar alguns minutos por dia e observar algum tema de interesse. Você não precisa fazer um curso sobre o assunto ou adquirir alguma habilidade especial, é apenas uma questão de prática constante. Você pode praticar no caminho para o trabalho ou em qualquer tempo livre. Grandes mestres, como Leonardo Da Vinci, utilizavam a observação diariamente. DaVinci possui vários esboços de bêbados dos bares que frequentava, e utilizava no intuito de praticar expressões. Quanto mais referências você reúne, maior o seu aprendizado.
Largar o lápis para melhorar parece ser contraintuitivo. Quando estamos começando, a ânsia de estar sempre criando algo parece ser positiva, todo mundo quer acumular horas e mais horas de prática. Contudo, parar para observar é mais eficaz que a prática sem foco. A prática se torna muito mais proveitosa se a sua biblioteca visual é mais rica e você tem conteúdo para trabalhar.
Como aprender a observar? O primeiro passo é escolher um tema. Observar coisas aleatórias faz com que seu cérebro não considere aquela atividade importante, o que leva ao esquecimento. Escolha algo que é importante para você e para o seu projeto, que realmente desperte o seu interesse. Quando os animadores do Studio Ghibli estavam trabalhando na animação A Viagem de Chihiro, tiveram dificuldade em uma cena específica, onde a personagem principal tenta fazer um dragão engolir uma espécie de remédio. O diretor do projeto, o mestre Hayao Miyazaki, fez uma pergunta simples: vocês nunca tentaram dar remédio para um cachorro? Ninguém da equipe viveu aquela experiência, então todos fizeram uma saída de campo para aprender como se dá um remédio para um cachorro. Nessa experiência eles puderam observar como o animal mostra os dentes, como ele abre a boca e a forma como ele se comporta. Isso fez com que o resultado final fosse muito mais crível e bem executado.
Estude sobre o que você está observando. Quanto mais você conhece sobre um assunto, mais características consegue observar. Um iniciante na área de motion pode ver uma peça e acreditar que não existem problemas, mas uma pessoa mais experiente consegue enxergar mais detalhes, mais erros e formas de melhorar. O ideal é observar, estudar sobre o que observou, praticar e voltar a observar, recomeçando o ciclo.
Foco máximo na atividade. Observar exige concentração, já que você não está apenas olhando e sim procurando ativamente características específicas para aumentar sua biblioteca visual. Funciona como uma forma de meditação, então comece com alguns minutos por dia e vá aumentando aos poucos. O que você procura é alcançar o estado de flow, quando você nem percebe o tempo passar de tão concentrado que está na tarefa.
Abraços e boa observação.