A era nonsense da Liquid Television

Liquid Television foi uma série animada de televisão que foi ao ar originalmente na MTV de 1991 a 1995. Contudo, antes da MTV se tornar o circo de horrores dos realities de gosto duvidoso, tivemos nos anos 90 um boom de criatividade e liberdade. Inegavelmente a série foi notável por sua mistura eclética de estilos de animação e sua vontade de experimentar técnicas de narrativa incomuns e vanguardistas.

Abertura e encerramento

O inicio da Liquid Television

A série era produzida pela MTV americana, mas a ideia surgiu da cabeça de um inglês, Japhet Asher, que trabalhava na produtora Colossal Pictures. Ele levou a ideia (piração) para a MTV e os caras toparam na hora.

Desse modo, o resultado foi um monte de séries animadas com episódios que tinham duração de no máximo 10 minutos, como o trio de detetives The Specialists, que combatiam uma conspiração alienígena de poodles.

Os famosos da Liquid Television

Aeon Flux

Aeon Flux Liquid Television

Algumas séries famosas da Liquid Television foram “Aeon Flux”, ficção científica criada pelo animador Peter Chung. Além disso, depois de uma série de curtas, Aeon Flux teve direito a uma temporada completa de 10 episódios. Contudo, mais tarde ela seria adaptada para um desastroso filme live-action.

Beavis and Butt-head

Beavis and Butt-Head Liquid Television
I’m cornholio !!!

Tivemos também Beavis and Butt-Head, uma série de comédia sobre dois adolescentes vagabundos que se tornaria um fenômeno cultural.

O Cabeção

O cabeção Liquid Television

O cabeção era uma historia sobre um homem que certo dia percebe que sua cabeça cresceu por conta de um alienígena roxo chamado Roy que passou a morar dentro de sua cabeça.

The Maxx

The maxx liquid Television

Aqui temos uma adaptação para a TV da fantástica HQ de Sam Kieth publicado na Image Comics, The Maxx.

A narração inicial já diz muito sobre a série – “A maioria de nós habita pelo menos dois mundos: o mundo real, onde estamos à mercê da circunstância; e o mundo interior, o inconsciente, um lugar seguro onde podemos escapar. Dessa forma, O Maxx alterna entre estes mundos contra sua vontade. Aqui, sem teto, ele vive em uma caixa em um beco. A única que realmente cuida dele é Julie Winters, uma assistente social freelancer. Mas em Pangeia, o outro mundo, ele governa o Outback e é o protetor de Julie, sua Rainha da Selva. Lá, ele cuida dela. Mas ele sempre acaba de volta no mundo real.”

O programa era conhecido por seu conteúdo ousado e muitas vezes controverso, bem como por sua disposição de ultrapassar os limites do que era considerado aceitável na televisão.

Nesse sentido, a Liquid Television é amplamente considerada uma série influente que ajudou a popularizar formas alternativas de animação e narrativa, e continua sendo uma das favoritas entre os fãs de animação experimental e da cultura underground.

Nestas horas sinto saudades da época em que se podia ter liberdade comercial para experimentar e sair fora da caixa, sem ter que se prender a tendencias e demais amarras. Fazendo uma busca pelo Youtube, dá para garimpar o melhor da saudosa Liquid Television.

Comentários

comments