Com o objetivos de ajudar pessoas inseguras a começar na área, esse seria o post mais importante mas talvez o mais difícil para quem está de fato iniciando. Marketing pessoal seria o conjunto de técnicas que visam destacar o profissional no mercado de trabalho.
Muitas das vezes, essa estratégia é mal vista pois é utilizada de forma errada e exagerada. Pessoas acabam achando que precisam mentir ou confundem o assunto de “ser visto” com criação de conteúdo para redes sociais. Ao meu ver, o marketing pessoal está mais voltado para levar a segurança necessária do seu trabalho até o cliente. Portanto, para mim, tudo gira em torno dessa palavra: Confiança.
Levando essa confiança adiante os resultados podem ser trabalhos mais frequentes, uma auto estima melhor e até mesmo, novas parcerias e amigos na área. 🙂
Então, como podemos gerar mais confiança para os outros? Como podemos oferecer essa tranquilidade se estamos iniciando?
Existem algumas dicas práticas que podem ajudar nisso:
- Criar um site com seus melhores projetos e seus contatos: O tempinho que você tira para organizar isso já é bem visto e passa mais confiança para quem lhe está a contratar. Eu recomendo o WIX ou o Adobe Portfólio para quem tem assinatura Adobe 🙂 Ver nossos trabalhos lado a lado também nos ajuda demais em nossa auto confiança!
- Organizar o Instagram profissional e evitar postar coisas muito pessoais ou desabafos: Use o instagram para networking e explicar o que você fez em cada projeto que está lá.
- Nomes e imagens fáceis de serem lembrados: É importante que sua foto e seu nome estejam claros e presentes em todas as redes sociais. Assim o cliente poderá lhe reconhecer tanto no Instagram, quanto no Linkedin. Lembre-se de usar somente um (e não vários) e-mails para contato.
- Ter postura em reuniões e se comunicar com clareza: Não há problema nenhum em fazer perguntas ou pedir mais tempo para pensar em um orçamento, por exemplo. Mas isso deve ser dito de forma clara e educada.
- E-mails para formalizar o que foi dito em uma reunião: Sempre que terminar uma reunião, faça um breve resumo do que foi entendido e envie para o cliente. Dessa forma, poderá ser confirmado o que foi dito e evita-se duplas interpretações
Claro que, para quem está no inicio da carreira, esse controle que temos sob um projeto pode demorar para aparecer pois isso envolve experiência mas é importante que a gente não se esqueça que essas são coisas que iremos desenvolvendo aos poucos. Ser claro, explicar processos e pedir para pensar caso não tenha uma resposta imediata são atitudes muito compreensíveis e fáceis de aplicar. Lembrem-se de que estão dentro de uma comunidade muito receptiva que irão lhe auxiliar se você não souber como agir em determinado momento. Se estiver inseguro, peça um tempo para o cliente e pergunte para alguém mais experiente ou para um grupo de pessoas.