Marvelous Designer, o software líder em produção de tecido para 3D, obtém vários novos recursos para a versão 10

Uma década desde o seu lançamento, o Marvelous Designer, o software amplamente utilizado para criar, editar e reutilizar roupas 3D, atingiu um marco: a versão 10 já está no lançamento.

O Marvelous Designer 10 adotou um método de produção de tecido tradicional e agora inclui uma série de novos recursos, incluindo Auto-Fitting, Substance Integration, e o Dynamic Wrinkle Brush. Ao integrar esses novos recursos em seu fluxo de trabalho, os usuários do Marvelous Designer podem acelerar e simplificar a criação de seus materiais e roupas.

“Todos com quem trabalho realmente se preocupam com seu trabalho e com o que fazemos”, disse Eric Hinkley, gerente de desenvolvimento de negócios da Marvelous Designer nos Estados Unidos. “Há muitas pessoas como eu que, antes de MD, se perguntavam sozinhas se éramos as únicas pessoas que conheceríamos que amavam moda ou costura, além de videogames e animação. Mas nos encontramos na confluência de ambos, já que a possibilidade de os dois se tornarem irreversivelmente ligados na vida das pessoas em todo o mundo parece inevitável.”

Enquanto todos estão trabalhando remotamente, os artistas da comunidade do Marvelous Designer foram questionados sobre suas impressões sobre o software na última década.

Cristina Ortega

Cristina Ortega
Cristina Ortega
Cristina Ortega
Cristina Ortega

Cristina Ortega criou modelos para videogames, vr e animação de longa-metragem. Ultimamente, ela também tem se desafiado com alguns projetos pessoais.

“A melhor parte de trabalhar no Marvelous Designer”, diz ela, “é a liberdade de alterar designs e explorar formas sem se preocupar com a topologia até as etapas finais.”

Ela continua: “Posso adaptar e modificar os padrões até que correspondam ao conceito e estou feliz com sua aparência. Então eu organizo os UVs e crio uma retopologia básica com as novas ferramentas de topologia do Marvelous Designer, certificando-me de que todas as costuras combinem. A etapa final consiste em exportar três malhas para cada peça de vestuário (triangulada simulada, triangulada 2d achatada e retopologizada 2d achatada). ”

Cristina Ortega está mais impressionada com os novos editores de UV, modular e sculpting, bem como com as ferramentas adicionais de retopologia. Ela também está satisfeita com a capacidade de reutilizar trajes genéricos de personagens com a ferramenta Auto-Fitting, o Dynamic Wrinkle Brushe e as melhorias do Editor de UV. “Não posso deixar de mencionar o recurso ‘Create Zipper in the 2d Window’, pois estava realmente esperando por isso”, diz ela.


Manuel Arroyo Arrebola

Manuel Arroyo Arrebola
Manuel Arroyo Arrebola 2
Manuel Arroyo Arrebola 3
Manuel Arroyo Arrebola
Manuel Arroyo Arrebola

Para o ilustrador Manuel Arroyo Arrebola, a melhor parte de trabalhar com o Marvellous Designer é que é fácil começar a criar. “É tão intuitivo – você não precisa de conhecimento da indústria da moda para criar padrões impossíveis”, diz ele. “Você pode começar a criar volumes e formas, serrando-os juntos e depois observando-os em movimento. Sua própria imaginação é o seu limite quando você trabalha com este software incrível.”

Arrebola geralmente cria a malha de base de seus personagens em ZBrush e, em paralelo, ele constrói as roupas com um avatar de Designer Marvelous. Depois que a malha base é esculpida, ele cria uma forma de mesclagem com a pose final do personagem em ZBrush através do Maya, e do Maya ele traz a animação final como um arquivo Alembic para o Marvelous Designer. “Assim que o tecido é adaptado para o personagem final”, diz ele, “vou para o menu de simulação, pressiono play e a mágica acontece.”

Ele acrescenta: “Desde o lançamento da simulação de GPU, agora posso ajustar as roupas com uma distância de partícula super-baixa, e isso me permite trabalhar em um alto nível de detalhe, dez vezes mais rápido. Estou realmente muito feliz por ter o Marvelous Designer em meu fluxo de trabalho.”


Lucas cuenca

Lucas cuenca
Lucas cuenca
Lucas cuenca
Lucas Cuenca

Lucas Cuenca é um artista de personagens/criaturas da DNEG (Double Negative). Seu trabalho pode ser visto em filmes como Togo e o próximo Dune, bem como Venom, Pacific Rim: Uprising e muito mais. Sua paixão sempre foi projetar e criar criaturas para a indústria cinematográfica.

“Eu sempre uso o Marvelous Designer para projetos de conceito e modelos de produção de filmes”, diz Cuenca. “Depois de criar o conceito de uma criatura em T-Pose no Maya, eu o importo para o Marvelous Designer para criar todas as roupas. Em seguida, preparo no Blender e envio a animação de volta ao Marvelous Designer para simular a vestimenta com a transição de pose. De lá, posso levá-lo para o ZBrush para esculpir um pouco mais.”

As ferramentas favoritas de Cuenca no Marvelous Designer são a criação de mapas UV a partir dos padrões de roupas e o recurso AutoFit, que permite usá-los para vários modelos. “Isso é super rápido, economizando muito tempo em um prazo de produção apertado”, diz ele. “O Marvelous Designer é perfeito e flexível, e tem as melhores simulações de tecidos do mercado.”


Nos últimos dez anos, o Marvelous Designer se tornou a solução ideal para muitos designers de moda e personagens em 3D nas indústrias de filmes, tv e jogos. Com o Marvelous Designer 10, o software de produção de tecido mais realista e tradicional para modelagem 3D é agora mais versátil e fácil de usar.

Disponível para Windows e Mac, a nova versão pode ser adquirida com uma licença pessoal ou uma licença corporativa, dependendo do tamanho do estúdio. Para mais informações, visite o site do Marvelous Designer .


Fonte: Cartoon Brew – Marvelous Designer, The Leading Cloth Production Software For 3D, Gets A Raft Of New Features For Version 10
Imagem de capa: design da Cristina Ortega

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