Martin Brennand mostra uma prévia dos novos recursos do Mocha 2021, incluindo mesh tracking.
Trabalhando com Motion Design posso dizer que não sou um grande fã de técnicas de tracking e rotoscopia. Isso, contudo, não me impede de admirar o que se pode fazer com essas ferramentas.
O Mocha Pro é, sem dúvida, uma das ferramentas VFX obrigatórias no mercado, especialmente para trabalhar lado a lado com o Adobe After Effects (já que o AE possui o Mocha embutido). Assim, o Mocha é rei do planar tracking e rotoscopia; e de inserções e remoções simples.
Mas havia algumas limitações: por exemplo, se você quisesse rastrear uma superfície aparentemente plana, cuja malha distorcia, não ia rolar. Coisas como uma camiseta se movendo ou o rosto distorcendo enquanto falamos.
Há pouco tempo vimos outras ferramentas tentando solucionar o mesh tracking, como o impressionante plugin Lockdown. Então era de se esperar que o próximo passo lógico da equipe Mocha seria incorporar algo semelhante.
Mesh Tracking de superfícies distorcidas
Nesta prévia dos novos recursos no Mocha 2021, o Product Manager Martin Brennand mostra como funciona o processo de rastrear superfícies distorcidas com o mesh tracking do Mocha Pro. Uma configuração de Mesh Warp Motion permite que rastreemos coisas que se movem em várias velocidades. Martin usa alguns exemplos para mostrar as ferramentas mais recentes.
O mesh tracking tem vastas implicações. A equipe do Mocha está analisando um fluxo de trabalho que permite o que chamam de undistortion/re-distortion, ou seja, algo que sem distorção e re-distorcido em seguida, que permitiria controles absurdos sobre malhas rastreadas
Mais sobre o Mocha Pro no site da BorisFX.