O MoonRay agora é open source! A DreamWorks anunciou o lançamento de código aberto de seu renderizador de produção, MoonRay, agora disponível para a grande massa. O anuncio foi feito no SIGGRAPH 2022, e obviamente o assunto virou noticia e gerou aquela expectativa.
Desde então, a empresa continuou a trabalhar em sua base de código, documentação aprimorada e interface, demonstrando o renderizador fora do estúdio da DreamWorks. A base de código agora está disponível em OpenMoonRay.org sob a licença de código aberto Apache 2.
As vantagens do MoonRay
“Estou extremamente orgulhoso da equipe MoonRay que projetou cuidadosamente o renderizador com estrita adesão aos princípios básicos de multiprocessamento”, disse Andrew Pearce, vice-presidente de tecnologia global da DreamWorks Animation. “MoonRay oferece exploração artística interativa usando todos os núcleos ou GPUs fornecidos. Como a DreamWorks, a MoonRay nasceu na interseção da arte e da ciência. Estamos ansiosos para ver o que a comunidade mais ampla de artistas e desenvolvedores fará com este renderizador”.
Primeiramente, o MoonRay, foi projetado para se concentrar na eficiência e escalabilidade. O mantra dos desenvolvedores é sobretudo “manter todas as pistas vetoriais de todos os núcleos de todas as máquinas ocupadas o tempo todo com trabalho significativo” e fornecer recursos modernos para expressão artística completa. Além disso, ele oferece uma ampla gama de imagens, desde fotorrealistas até fortemente estilizadas.
Desse modo, ele é construído em uma arquitetura de ponta e altamente escalável, permitindo iteração artística rápida e com qualidade de longa-metragem usando ferramentas familiares. Recursos adicionais de alto desempenho incluem suporte para renderização distribuída, um modo XPU de correspondência de pixel, aceleração fotorrealista de ray tracing via Intel Embree e outros aspectos do oneAPI. Além disso, esta incluso o USD Hydra render delegate para integração em ferramentas de criação de conteúdo que suportam esse padrão.
O lançamento
Primeiramente, desde o anúncio do lançamento, a equipe MoonRay trabalhou com um pequeno conjunto de testadores beta para adaptar a base de código a ser construída e executada fora do ambiente de pipeline da DreamWorks. Dessa forma, a conversão do sistema de compilação para um ambiente CMake padrão do setor está concluída. Ele inclui um novo site de documentação, bibliotecas reestruturadas, dependências reduzidas e pacotes de código aberto referenciados. Além disso, todos são versões de lançamento atuais com aprimoramentos e recursos adicionais fornecidos para as produções da DreamWorks.
“O lançamento de código aberto do MoonRay traz um renderizador de produção de última geração para as mãos de artistas, criadores de conteúdo e profissionais em simulação realista, capacitando a inovação da comunidade”, observou Anton Kaplanyan, vice-presidente de pesquisa gráfica da Intel. “Como parte deste lançamento e em colaboração com a DreamWorks, os usuários MoonRay têm acesso às tecnologias Intel, Intel Embree e ferramentas oneAPI como blocos de construção para um ecossistema de renderização aberto e de alto desempenho.”
“Estamos muito satisfeitos em demonstrar o compromisso contínuo da DreamWorks com o código aberto com a contribuição do MoonRay”, acrescentou Bill Ballew, diretor de tecnologia da DreamWorks Animation. “Nosso envolvimento com a comunidade nos fortaleceu e estamos ansiosos por essa colaboração contínua.”
Documentação, acesso ao código, fóruns on-line, vídeos de demonstração e outras informações estão disponíveis agora em OpenMoonRay.org .
Fonte das imagens: DreamWorks