O Blender 3.5 chegou- parte 1

O Blender 3.5 chegou! E neste update a Blender Foudation caprichou legal nas melhorias.

Três meses depois do lançamento da versão anterior, temos algumas melhorias que merecem ser focadas. Vamos destacar os 26 novos Geometry Nodes baseados em cabelos e peles, viewport compositor acelerado por GPU ,suporte para escultura com texturas VDM ( Vector Displacement Maps ), renderização mais rápida de cenas com muitas luzes no Cycles, EEVEE muito mais rápido em dispositivos Apple Silicon e muito mais.

As múltiplas amostragem de luzes do Cycles

Blender Light Tree off e on ativado em tempos de renderização iguais
Light Tree off e on ativado em tempos de renderização iguais

O inovador path-tracer do Blender, continua a manter seu rápido ritmo de desenvolvimento e oferece ainda outro recurso espetacular neste lançamento: Light Trees, também conhecido como Many Lights Sampling.

O Cycles agora oferece suporte ao Light Trees para amostras de cenas com várias luzes de maneira mais eficaz, reduzindo significativamente o ruído. A amostragem de Light Trees pode ser ativada/desativada no painel Sampling > Lights.

Os materiais com emissão agora apresentam uma nova configuração de Amostragem de Emissão. A nova configuração padrão, Auto, utiliza uma heurística para estimar a intensidade da luz emitida, determinando se a malha deve ser considerada como uma luz para amostragem. Para emissores unilaterais ou malhas fechadas, a configuração Front faces only pode ajudar a reduzir o ruído com o Light Tree.

Sem e com Blender Light Tree ativado em tempos de renderização iguais
Sem e com Light Tree ativado em tempos de renderização iguais

Agora a presença de várias luzes em uma cena, incluindo luzes de malha, não resulta um render mais demorado.

Blender 3.5 e os novos nodes

Lançamento do Blender sem atualização de nodes, não é lançamento, e isso Já virou tradição!

Vamos nos atentar para alguns dos novos nodes, os destaques vão para os nodes de cabelo, interpolação de curva, nodes de entrada e informações de imagem, node de grupos de bordas para faces e Blur.

Blur

O Node Blur é um dos recursos mais esperados em GM e desbloqueia o desfoque no espaço de trabalho 3D pela primeira vez em anos. É extremamente útil em GM, para suavizar malhas, misturar atributos, desfocar texturas processuais e imagens, suavizar máscaras de atributos e muito mais.

Na segunda parte do artigo, iremos abordar os nodes de cabelo e as demais atualizações.

Fonte das imagens – Blender Foundation

Comentários

comments