Final de ano batendo a porta, todo mundo se preparando para 2023 e como sempre surgem as famosas listas de tendências, é verdade que algumas se consolidam e outras não, por isso decidi criar o bolão das tendências de motion 2023! Façam as suas apostas e cruzem os dedos rs.
1- Paleta de cores minimalistas
A comunicação a cada dia pede para ser mais veloz e direta, uma paleta minimalista é uma das formas de levar agilidade na comunicação visual. Estudos mostram que este tipo de esquema cromático traz ao espectador uma sensação de serenidade, calma e pureza. Em meio a tantas informações (movimentos e elementos) é fundamental mantermos o foco e uma paleta minimalista ajuda muito neste processo.
2- Misturar elementos 2D e 3D
Mixar o tridimensional com o bidimensional pode trazer uma riqueza visual interessante para as peças de motion, é unir o melhor de dois mundos. Atualmente já vemos muitas peças se valendo deste recurso, e pelo visto veremos cada vez mais no próximo ano.
3- Tipografia cinética
Os textos por si só já tem um grande poder de atração do foco, animados este poder é potencializado. De uns anos pra cá temos visto vários profissionais do motion focando suas habilidades na arte da tipografia cinética, e pelo visto 2023 será o ano deles.
4- Zero gravidade e objetos flutuantes
Quem nunca viu objetos 3D flutuando como se não houvesse amanhã pelas telas da vida? Esta estética visual é muito imersiva e moderna, por isso muitas marcas usam este recurso para apresentar os seus produtos.
5- Design inclusivo
Pensar em ser inclusivo em um projeto de design é pensar em se comunicar com a vasta diversidade de público que forma a audiência da internet. Criar conexões com a diversidade é algo que vai além de uma campanha de conscientização, é trazer a inclusão para o dia a dia, e como consequência você acaba aumentando o seu alcance e trazendo um impacto emocional positivo para o seu trabalho.
6- Nostalgia old school
O uso excessivo de minimalismo no mundo do design fez com que muitos artistas trouxessem elementos old school para os seus trabalhos, como as técnicas de colagem associadas às mais modernas técnicas de Motion Design.
7- Transições perfeitas
Uma transição bem colocada e com timing perfeito conectando uma cena a outra é algo que enche os olhos. Pensar na transição como algo fundamental dentro do projeto faz toda a diferença.
8- Hiper realismo
O uso de elementos 3D hiper realistas somados aos itens 2 e 3 da lista são a receita perfeita para fazer aquele motion de primeira!
9- Stop Motion
Tradicionalmente, o stop motion é produzido tirando fotos contínuas de objetos reais em um estúdio. O processo é demorado e caro, mas com técnicas 3D avançadas podemos criar animações com as mesmas características do stop motion tradicional, mas economizando bastante em tempo de produção.
10- Fluídos e líquidos
O dinamismo que as formas líquidas e fluidas transmitem agregam muito valor a qualquer projeto de motion, além de trazer uma sensação de modernidade, que é algo que boa parte dos clientes procuram ao solicitar uma peça de motion. Atualmente várias peças usam bastante as formas fluidas e pelo visto em 2023 continuaremos vendo esta tendência com força.
E aí, em qual tendência você aposta para 2023? Deixe nos comentários o seu palpite neste bolão de tendências. Eu aposto nos itens 5 e 2 !
Fonte da pesquisa: Kasra Design e Colors experts internacional
Imagem da capa- Montagem do autor