Se você conhece o Houdini, sabe da capacidade monstruosa desse software. Ele é usado pra tudo: de pós-produção pesada de cinema a motion design broadcast. Mesmo não sendo largamente usado por Motion Designers – há quem prefira ferramentas mais dedicadas, como o módulo MoGraph no Cinema 4D -, o Houdini tem uns truques na manga, caso se queira usa-lo com esse intuito.
Tim van Helsdingen, artista VFX, postou um tutorial ensinando a criar transições e efeitos que estão em voga no mundo do Motion. Essa é uma técnica que geralmente se vê no C4D – talvez até no After Effects.
Tim mostra um setup que permite que se divida polígonos em pedaços no Houdini. O setup ainda conta com vários tipos de transições – não somente simples quadrados -, e ainda triângulos e padrões voronoi, o que faz dele uma ótima forma de se atingir o estilo motion design que vemos tanto por aí.
Mais Houdini e Motion Graphics
Rohan Dalvi possui um grande conteúdo sobre Motion Design no Houdini. O cara tem uma série de vídeos premium com 8 horas de aulas sobre o assunto. Mas ele também ensina gratuitamente como recriar – no Houdini -, todas as ferramentas do módulo MoGraph do Cinema 4D.
Fonte: Lesterbanks