A NERD Productions é uma produtora criativa voltada para a diversidade e inclusão, que defende uma lista premiada de diretores, ilustradores e fotógrafos cuidadosamente selecionados. Eles criam animação, ilustração, live-action, mídia mista e fotografia para televisão, digital, social, editorial e tudo mais.
Com o progresso da tecnologia avançando a um ritmo exponencial, qual é o próximo passo para a animação?
Evolução, impacto e novas ideias
De estático a movimento, de 2D a 3D, de RA a IA, nenhuma disciplina criativa mudou tão rapidamente desde sua invenção quanto a animação. E, com a tecnologia, sua acessibilidade e demanda do público, a cena está mais prolífica do que nunca. No entanto, apesar da democratização do campo por meio de serviços de streaming, a criatividade por trás da animação se diluiu em ideias e a pressão sobre seu talento se tornou muito grande? Ou estamos apenas começando?
Posicionada como um pilar de novas ideias, emparelhado com um cuidado implacável. A produtora internacional NERD opta por uma abordagem mais contemporânea para a animação. Tendo fomentado uma coleção diversificada de criativos que compõem o talento por trás das cenas. Falando com alguns desses diretores e artistas, damos um passo para trás, considerando a indústria da animação como ela é agora, onde ela esteve e para onde parece estar indo.
IA, uma faca de dois gumes
“Com o progresso vêm grandes mudanças, e isso certamente é verdade para todas as indústrias criativas agora”, nos conta o diretor e animador Jens Mebes. Ele explica que a renderização em tempo real e o lançamento rápido de novas ferramentas de IA remodelaram não apenas a capacidade e a capacidade da animação, mas também desafiaram seu fluxo de trabalho. “Ideias que não podíamos executar antes devido a limitações técnicas agora são completamente possíveis”, acrescenta Jens. Por exemplo, a IA permite repetições ágeis de cenas complexas. O que, por sua vez, acelera o processo de pré-produção, “permitindo-nos mais tempo na animação, onde a verdadeira mágica acontece”.
“Vimos que até mesmo os consumidores estavam criando campanhas com inteligência artificial em seus trabalhos curtos de mídia social”. Detalha o diretor de animação multidisciplinar Ahmet Iltas. “Mas o que descobrimos é que a IA não consegue gerar os belos desenhos, a profundidade emocional e as histórias complexas que nossos espectadores esperam.”
Novas possibilidades criativas
Há resultados positivos para tudo isso, afirma Jens; por exemplo, plataformas de streaming “abriram a porta para formatos mais experimentais”. Como séries curtas ou antologias como Love, Death & Robots. Que deram aos estúdios de animação maior liberdade para desafiar estruturas criativas tradicionais e mergulhar em abordagens alternativas de narrativa. “A animação não precisa mais ser confinada a uma caixa ou retângulo; ela pode se estender para muitas formas diferentes”. Acrescenta a diretora de animação stop frame Hayley Morris. “Adoro ver animação artesanal sendo adotada em videogames, instalações públicas, telas de planetário de 360 graus e muito mais”. Oferecendo não apenas maiores meios de engajamento, mas infinitas possibilidades para artistas e indústrias progredirem.
Além dos desenvolvimentos tecnológicos da animação, a indústria, como Jens sugere, “também evoluiu significativamente em resposta às mudanças nas expectativas do público”, ou seja, diversidade e representação. “Os espectadores de hoje esperam personagens e histórias que reflitam uma gama mais ampla de experiências”, ele abre, “de diferentes raças e culturas a gêneros e identidades variados”. Ele aponta para filmes premiados como Spider-Man: Into the Spider-Verse e Encanto como estando na vanguarda desse crescimento que traz histórias culturalmente ricas e sub-representadas para o centro do palco.
As bases da NERD
“Desde nossos humildes começos, diversidade e inclusão estavam e ainda estão muito no centro de tudo o que fazemos”, nos conta a EP e fundadora, Milana Karaica. Isso significa buscar ativamente talentos de comunidades sub-representadas e diversas, abraçando todas as raças, identidades de gênero, LGBTQ, origens sociais e crenças. “Ao selecionar equipes de várias origens culturais e profissionais, trazemos novas perspectivas para cada projeto”, ela continuou, “enriquecendo o processo de contar histórias e garantindo que nosso trabalho ressoe com uma ampla gama de públicos” – resultando em uma indústria ainda mais poderosa (e ainda mais interessante). “As histórias que contamos e as pessoas que as criam moldam nossa cultura”, acrescenta o produtor Ira Giorgetti. “Criar imagens em movimento e estáticas é um meio poderoso e, à medida que continua a evoluir, deve refletir e representar genuinamente o mundo em que vivemos.”
Ao tomar essas medidas ativas, o futuro parece brilhante. Enquanto Jens considera o desenvolvimento da indústria e seu lugar nela, ele observa: “No final das contas, espero promover ambientes mais colaborativos e inclusivos, onde os criativos possam experimentar e correr riscos”, com o objetivo de permanecer curiosos sobre inovação e inclusão. “Vejo o futuro da animação como um espaço onde a tecnologia e a criatividade se unem de maneiras ainda mais dinâmicas”, diz ele, mas, o mais importante, um com conexão humana.
Nerd e um olhar para o futuro
Olhando para o futuro, Hayley está esperançosa. “O stop motion e a animação artesanal continuarão a ser valorizados por sua arte e beleza únicas”, ela diz. “A IA pode ajudar em certas áreas, mas nunca poderá replicar o amor, a dedicação e o toque humano que são colocados no trabalho feito à mão.” Ela observa como sua paixão pelo artesanato e pela arte ainda é sua força motriz e permanecerá, não importa os avanços tecnológicos. “Mal posso esperar para ver onde isso vai dar e como meu trabalho continuará a evoluir”, ela acrescenta. “Sempre serei uma artista artesanal e me adaptarei a quaisquer mudanças que surgirem.”
Sobre isso, Ahmet observa: “Como artistas da era digital, considerando a tecnologia como uma ferramenta poderosa a ser aproveitada, podemos nos tornar melhores contadores de histórias e produzir conteúdo inesperado.”
“Nós imaginamos que a animação se tornará mais inspiradora, imersiva e interativa”, conclui Milana, fundamentada em uma narrativa autêntica e inclusiva. “Na NERD Productions, não estamos apenas animados com essas possibilidades; estamos comprometidos em torná-las realidade, e inspirar e capacitar nosso público, assim como talentos emergentes que entram na indústria, sobre o futuro da animação.”