No nosso ultimo artigo sobre o Blender 4.0, falamos sobre algumas novidades relacionadas a interface e algumas novidades na modelagem. Por isso, hoje iremos continuar a nossa jornada pelas novidades poderosas desta nova versão.
Vamos falar sobre o que na minha opinião, foi uma das grandes novidades, o novo Principled BSDF, que trouxe uma pequena grande mudança, principalmente para quem já usa o Blender a bastante tempo.
O novo Principled BSDF
Primeiramente, para quem já tá usando o Blender a um bom tempo, tomou um pequeno susto ao ver como o Principled BSDF se apresenta. O layout atual está muito mais organizado, mas não somente organizado, e sim com melhorias estruturais bem interessantes.
A ordem das diferentes camadas foi ajustada para permitir mais flexibilidade ao misturar entre elas.
Desse modo, é interessante perceber como ficou mais obvio a relação entre as camadas. Vamos ver alguns pontos relevantes dentro destas mudanças.
Coat
O coat (camada de revestimento) é colocada sobre todas as camadas de base, incluindo a camada de emissão. Isso pode ser usado, por exemplo, para simular texturas emissivas atrás de um vidro, como a tela de um telefone.
A tonalidade do revestimento e as entradas IOR foram adicionadas, para que possa ser usado para mais do que um verniz branco, como um revestimento de pintura automotiva colorido. Para saber mais sobre o coat, veja ai o manual do Blender.
SHEEN
O Sheen usa um novo modelo de sombreamento de microfibra, colocado no topo de todas as camadas. Tradicionalmente, usam o brilho para tecidos felpudos, mas agora também é possível utilizar para poeira em materiais arbitrários. E mais uma vez, deixo a dica de se aprofundar sobre o Sheen consultando o manual do Blender.
Além disso, temos um novo BSDF brilhante com controle de anisotropia, nova entrada de escala de sub superfície, coloração de bordas para superfícies metálicas, nova entrada Specular Tint e nova entrada de nível IOR para reflexão especular. Clique aqui e saiba mais.
Gerenciamento de cor
Adicionaram uma nova transformação de visualização: AgX, proporcionando melhor tratamento de cores em áreas superexpostas em comparação com Filmic. O vídeo a seguir demonstra a melhoria que o AgX faz no tratamento da saturação, uma área onde o Filmic tem dificuldades.