Saiu a mais nova versão do Blender, a versão 3.3 LTS, destacando a sigla LTS que dentro do universo dos softwares livres significa Long-term support (suporte de longo prazo, geralmente 2 anos), LTS é uma versão mais estável, segura e com menor possibilidade de correções e atualizações. Vejamos as novidades desta versão.
Esculpindo cabelos
Trabalhar com grooming (pêlos em geral) agora ficou mais interessante no Blender. Foi acrescentado um novo sculpt mode para curvas, o que traz mais controle e possibilidades criativas.
Estas foram as novas ferramentas adicionadas com os respectivos links de funcionalidades no manual do Blender, Add/Delete, Density, Comb, Snake Hook, Pinch, Puff, Smooth e Slide.
Agora também você pode usar o Geometry Nodes com as novas ferramentas, aumentando de forma exponencial as possibilidades criativas.
UV unwrapping Procedural
Temos um novo UV unwrap que pode ser criado automaticamente dentro do Geometry Nodes, podemos criar assets dentro do GN sem a necessidade de aplicar o modify, desta forma os mapas serão gerados com as texturas nos devidos locais. Crie seus assets procedurais e faça a aplicação das texturas com um clique.
Nodes de path
Foram incluídos 3 novos nodes para trabalharmos com paths, Shortest Edge Paths, Edge Paths to Curves e Edge Paths to Selection. A função destes novos nodes é de encontrar o menor caminho entre dois pontos, pode parecer algo abstrato e sem sentido, mas com estas funções podemos criar sistemas procedurais para criação de labirintos, raios, crescimento de vegetação e muito mais.
Novidades do Grease Pencil
Agora com o Light and shadow contour o Blender pode identificar o contorno das sombras para criar sombras procedurais com aparência de cel shading através do posicionamento da lâmpada e assim deixando tudo com aquela cara de 2D.
Também nesta versão podemos encontrar os keyframes e propriedades do grease pencil visíveis dentro do dopesheet e timeline, deixando o trabalho bem mais ágil e fluido.
Line art mais rápida
O tempo de carregamento para objetos line art foi bastante reduzido, o cálculo do modificador agora é multi-thread, levando a um desempenho muito melhor.
Cycles optimizado para placas Intel e AMD
Finalmente o Cycles ganhou suporte para GPUs Intel e AMD, onde o desempenho do render com estas placas foi algo surpreendente, lembrando que nas versões anteriores o Blender priorizava as instruções para placas Nvidia.
Mais novidades
Além destas melhorias e novidades aqui descritas, houve mudanças também na interface, com destaque para o outliner além de várias outras melhorias e ferramentas que você pode encontrar com mais detalhes neste link.
Fonte da imagem – Splash screen criada por Piotr Krynski