Fluxo de trabalho entre Blender, iClone e Character Creator permite a criação e animação de personagens de última geração de maneira rápida e acessível.
Martin Klekner sempre sonhou em criar animações para personagens CG críveis a partir de atuações capturadas de atores. Ele experimentou o gostinho de tais tecnologias enquanto trabalhava no Kingdom Come Deliverance, da Warhorse Studios. No entanto, ele ainda estava se perguntando se animações de fala poderiam ser feitas por uma pessoa em casa usando um software acessível.
Martin encontrou sua resposta no novo Blender Character Pipeline, que combina o poder do Blender, Character Creator e iClone para os personagens.
Martin Klekner é um diretor freelance e artista CG de Praga, República Tcheca. Ele é especialista em Blender e é instrutor na CGBoo st. com
Fluxo de trabalho complementar entre Blender, iClone e Character Creator
Criação e animação de personagens de última geração
Martin estava muito interessado nos recursos do iClone, incluindo animar rostos com a ferramenta LIVE FACE, gerar sincronização labial com o novo AccuLips e enviar tudo para o Blender com apenas alguns cliques.
O primeiro passo foi criar as malhas de base no Character Creator. Os novos recursos de base de caracteres CC3 + permitem olhos mais realistas e têm uma nova coleção de cabelo em tempo real. Além disso, usar as opções fornecidas pela ferramenta de texturização SkinGen era obrigatório; camadas de detalhes de pele de excelente aparência na textura de base. A simplicidade e automação do processo foi a chave para Martin fazer tudo em questão de horas.
“As ferramentas da Reallusion estão me permitindo não apenas criar malhas humanas de ótima aparência, mas também acelerar imensamente todo o fluxo de trabalho. Com os novos recursos de Skingen e Hair, os modelos CC3 + agora atendem (e excedem) todos os meus requisitos de qualidade! ”
Martin Klekner
Gerando facilmente personagens críveis e totalmente manipulados
Transferência com um clique do Character Creator para a animação no iClone
Uma vez que o visual do personagem estava finalizado, a próxima etapa foi a exportação para o iClone. O personagem totalmente equipado agora estava pronto para ser animado usando dados do mocap e animação facial do aplicativo LIVE FACE. A nova etapa que Martin tentou foi usar a opção AccuLips, gerando movimento labial automatizado com base em um único clipe de voz. Forneceu uma base para o resto da animação facial.
“Lipsync, algo que sempre temi, tornou-se uma tarefa simples e agradável para mim com AccuLips e LIVE FACE.”
Martin Klekner
Martin gravou sua própria performance facial usando o aplicativo iPhone LIVE FACE. Ele colocou faixas de animação em camadas para olhos, sobrancelhas, boca e movimentos da cabeça, combinando tudo e permitindo que o iClone suavizasse automaticamente as faixas com a nova opção Smooth. Isso removeu os movimentos faciais espasmódicos que costumamos ter. Finalmente, a extensa biblioteca ActorCore foi uma grande fonte para escolher uma animação corporal para o resultado final animado.
Animação com sincronização labial precisa e automática diretamente da entrada de voz.
A melhor captura de movimento facial em multi-pass do iPhone
AutoSetup para Blender
Com a animação pronta, era hora de exportar tudo para o Blender. O formato que ele usou foi o FBX com o conjunto de predefinições do Blender. Importar para a ferramenta 3D foi tão fácil quanto usar o complemento CC3 disponível gratuitamente. Com um único clique, o FBX foi configurado automaticamente no Blender, pronto para uso tanto no Cycles quanto no renderizador em tempo real Eevee, com materiais totalmente editáveis.
Shader humano digital ajustável para Eevee
Eevee foi usado para renderizar a cena final, o que significa uma visualização em tempo real e, portanto, acelerar o fluxo de trabalho. Graças às ferramentas automatizadas da Reallusion, Martin foi capaz de fazer essa foto em um único dia.
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Fonte: ArtStation Magazine – Fresh & Fast Blender Facial Animation Workflow