Já faz tempo que a Autodesk deixou de lado o Mental Ray no Maya, dando preferência a motores de render como o Arnold da Solid Angle. Isso foi ótimo para alguns artistas, mas para outros trouxe o problema de incompatibilidade de projetos antigos com novas versões do Maya. Abrir projetos que usam Mental Ray em novas versões do Maya pode ser problemático.

A boa notícia é que o Mental Ray está voltando, sendo disponibilizado novamente no Maya como plugin pela NVIDIA a partir de 30 de Novembro. Artistas precisarão de uma licença paga para usa-lo em ambientes Full Production – habilitando sequence rendering, network e batch -, mas poderão fazer uso da versão gratuita caso queiram usar apenas para renderizar still frames durante o processo de criação de cenas.

NVIDIA prepara versão gratuita do Mental Ray para Maya

via Autodesk

Existem ainda algumas alterações no Mental Ray: a NVIDIA diz que ele será bem mais simples de usar, além de acelerado via GPU (usando uma tal tecnologia que a NVIDIA chama GI-Next). A empresa afirma que testes mostram que uma cena com tempo de render de uma hora em uma CPU 14-Core, caiu para cinco minutos quando usando GI-Next via Quadro P6000.

Para mais informações, visite a página da NVIDIA.


Fonte: Lesterbanks | NVIDIA

imagem do topo by Timothy Morar | via Deviantart

Comentários

comments