Salve, salve motionautas! Neste artigo irei apresentar mais um software que é fruto da inteligência artificial, o Nvidia Studio, também conhecido como o matador de After (Este lance de matador de After só foi clickbait mesmo rs).
O que é o Nvidia Studio?
O Nvidia Studio é um conjunto de soluções voltada para a produção criativa baseada em inteligência artificial, são 3 softwares que compõem o Nvidia Studio, o Nvidia Canvas, Nvidia Broadcast e o Nvidia Omniverse. Lembrando que a versão que temos até o momento é a Beta, então instabilidades podem ocorrer ao longo do uso.
Nvidia Canvas
Imagine um programa onde seu rabisco se transforma em um cenário realista? Esta é a proposta do Nvidia Canvas, criar cenas realistas usando o poder da inteligência artificial, tudo muito rápido e customizável.
Aqui podemos agilizar o processo de “criação” de backgrounds e concepts, para isso a ferramenta disponibiliza 9 estilos e 20 materiais diferentes. O que me impressionou mesmo foi a velocidade de criação, praticamente real time, provavelmente por conta da RTX, pois o software é otimizado para esta linha de GPUs. O Nvidia Canvas ainda exporta para o formato PSD, mantendo inclusive as layers para podermos fazer aquela pós produção de responsa.
Nvidia Broadcast
Aqui saímos da parte conceitual artística e entramos na produção de vídeo e transmissão,onde podemos transformar qualquer ambiente em um mega estúdio.
Um dos pontos fortes que vi neste programa, foi a capacidade de elevar a qualidade dos microfones e webcam através da IA. O cancelamento de ruído do microfone é algo surpreendente, assim como a redução de ruído dos vídeos. É como se o seu microfone e câmera mediana, passasse por um upgrade, aumentando assim sua qualidade de forma abrupta.
Outras funções como remoção de fundos, auto enquadramento e demais efeitos são um show à parte, e tudo podendo ser executado em tempo real, um prato cheio para os que curtem fazer um streamer dos seus jogos.
Nvidia Omniverse
Aqui sim eu vi uma forma revolucionária para agilizar o workflow 3D envolvendo múltiplas equipes através de uma plataforma aberta de colaboração virtual. Imagine que você está criando um terreno no Blender, mas depois você precisa fazer alguns ajustes no Photoshop, o Nvidia Omniverse vai criar conexões entre os dois softwares para que os ajustes sejam feitos e vistos em tempo real dentro da aplicação Omniverse. Dois profissionais usando duas ferramentas distintas, trabalhando praticamente ao mesmo tempo em cima do mesmo projeto. As conexões que o Omniverse cria entre softwares não é irrestrita, existem programas específicos que conversam com a plataforma, como o Photoshop, Blender, 3D Max dentre outros.
O Nvidia Omniverse também possui ferramentas próprias que ajudam na aceleração do render, inclusão de assets e otimização de animação.
E agora, a IA vai dominar o mundo?
Se ela vai dominar o mundo aos moldes da Skynet, não sei, mas que ela veio para agilizar os processos criativos, isso posso afirmar com total certeza. Temos que encarar estas facilidades como aliados, e não como inimigos. Devemos entender que toda tarefa que é mecânica e tediosa, quando automatizada, nos faz ganhar tempo, e este tempo ganho podemos usar para desenvolver o lado criativo e focar no que realmente importa. Então não tema, a IA não morde! (Por enquanto).
Se ficou curioso para conhecer os recursos do Nvidia Studio, segue o link.
Fonte da imagem- Montagem do autor