O Blender disponibilizou sua atualização 5.0 na versão beta. Já disponibilizado na versão alpha desde 4 de junho, o foco agora será a correção de bugs. Além disso, a previsão para o lançamento oficial é 11 de novembro. Aqui eu vou focar nas mudanças nas ferramentas de animação e rigging, mas você pode ver todas as notas de atualização aqui.
Rigging
- Shape Keys agora suportam o recurso “Copiar para Selecionados”, o que significa que o Alt + Arrastar agora também funciona para editar todas as seleções.
Isso combina bem com o novo elemento de interface (UI) que exibe as Shape Keys, permitindo seleção múltipla e arrastar e soltar. - Os Bones ganharam duas novas opções na seção “Custom Shape”:
- Affect Gizmo: posiciona o Gizmo (controle visual de transformação) na localização do bone de Override Transform.
- Use As Pivot: ao rotacionar, o bone gira em torno da origem do bone de Override Transform.
- Affect Gizmo: posiciona o Gizmo (controle visual de transformação) na localização do bone de Override Transform.
Nas versões anteriores do Blender, era difícil trabalhar com múltiplas instâncias de armatures ao mesmo tempo, pois elas compartilhavam o estado de visibilidade e seleção entre si.
Dessa forma, agora, esses estados foram separados para resolver esse problema.
- O armazenamento da configuração de visibilidade dos bones nos modos Object e Pose agora é no próprio bone de pose. Dessa forma, isso significa que é possível ocultar bones em armatures instanciadas sem afetar as outras instâncias.
- O armazenamento da configuração de estado de seleção dos bones também é no próprio bone de pose. Desse modo, a sicronizaçao da seleção não é mais entre instâncias, permitindo trabalhar com elas de forma independente.
Animação
- “Copy Global Transform” deixou de ser um add-on e agora está totalmente integrado ao Blender.
- Adição de um novo operador: “Jump Time by Delta”, que permite avançar ou retroceder no tempo por um valor de delta definido pelo usuário (em quadros ou segundos).
- O valor do delta é configurado em um novo menu pop-up no rodapé dos editores de animação (logo à direita dos botões de reprodução).
- A navegação é feita tanto pelos botões de salto no rodapé quanto pelos atalhos Ctrl + Seta Esquerda/Direita.
- O valor do delta é configurado em um novo menu pop-up no rodapé dos editores de animação (logo à direita dos botões de reprodução).
Além disso, a Interface do Usuário também recebeu mudanças:


- Os editores de animação agora desenham as linhas sempre em quadros inteiros
- Todos os editores de animação agora contam com uma região de rodapé com controles de reprodução e faixa de quadros.
- A visualização de cache agora está disponível no Dope Sheet (em todos os modos).
- Remoção do Editor de Linha do Tempo (Timeline) e substituição pelo Dope Sheet.
- Possibilidade de personalizar a cor do eixo W no editor de gráficos. Além disso, a cor padrão agora é amarelo ao invés de azul.
- O menu popover de Keying agora exibe o nome do Keying Set ativo e o tipo de keyframe.
- O painel “Global Transform” na barra lateral da Janela 3D foi ajustado para ficar mais consistente com o restante da interface. Além disso, seus subpainéis agora ficam fechados por padrão.
- Os seletores de slot agora exibem o tipo do slot.
Curtiu as mudanças do Blender? Então saca só essa ferramenta que utiliza IA para auxiliar na modelagem 3D.
Boa semana!
Daniel desligando.