Misturar animação 2D com live-action tem sido uma abordagem popular para filmes e séries ao longo dos anos. Tem a vantagem de combinar realismo visual com elementos estilizados, e essa mistura torna o filme mais envolvente.
Essa técnica híbrida pode ser trabalhosa para artistas e cineastas. No entanto, com o Cartoon Animator 4, a composição de animação 2D com filmagens de live-action pode ser facilmente realizada. Abaixo, o animador e especialista em mídia infantil Chris Meyer-White explica como.
Filmes híbridos: combinando animação 2D e live-action
Chris Meyer-White: Trabalhei com entretenimento doméstico por mais de 15 anos nos Estados Unidos e no Reino Unido, trabalhando em projetos para a Warner Bros., Disney, BBC, Paramount e muitos outros estúdios. Na maior parte desse tempo, estive na distribuidora do Reino Unido Abbey Home Media, a empresa independente líder de entretenimento doméstico por trás de programas infantis conhecidos como Care Bears, Topsy e Tim, Peter Rabbit, Sooty, Horrid Henry, Fireman Sam e outros.
Um filme que despertou meu interesse inicial pela animação foi Dot and the Kangaroo, que usava uma técnica híbrida de 2d e live-action.
Dot and the Kangaroo é uma história clássica da Austrália em que o personagem principal Dot se perde no mato australiano. Dot e todos os outros personagens que ela conhece no filme são 2D e os planos de fundo são filmes de live-action ou fotos. Esse estilo realmente cativou minha atenção aos cinco anos de idade, pois era muito diferente de tudo que eu já tinha visto antes. A qualidade agora está um pouco ultrapassada, mas ainda tem um charme mágico e um estilo hipnotizante para uma criança pequena.
Um dos filmes mais famosos a misturar 2D e live action é o clássico inovador de 1988, Uma Cilada Para Roger Rabbit, dirigido por Robert Zemeckis. O filme é estrelado por Bob Hoskins e Christopher Lloyd como personagens de live-action ao lado dos personagens de desenhos animados Roger Rabbit e Jessica Rabbit, entre muitos outros. Os personagens de desenhos animados e as pessoas coexistem no mesmo mundo; para mim, aos oito anos de idade, este filme foi absolutamente alucinante e realmente firmou meu fascínio pelo cinema e pela animação.
Devo muito obrigado aos criadores de Dot and the Kangaroo e Uma Cilada Para Roger Rabbit, pois foram esses dois filmes que me fizeram querer trabalhar em animação e cinema.
Com o Cartoon Animator, você pode criar estilos semelhantes com facilidade e rapidez.
As vantagens do Cartoon Animator
Ao longo dos anos, usei muitos pacotes de software diferentes para animar: Adobe After Effects (usando Duik e Joysticks ‘n Sliders), Adobe Animate, Moho e muito mais. Cartoon Animator (CTA) é o único pacote de software que usei que era fácil de usar direto da caixa. Por exemplo, os modelos que vêm com o CTA são um ponto de partida fantástico para quem procura animação de personagens – os movimentos gratuitos permitem que você anime rapidamente.
Outra razão pela qual o CTA é fantástico é que sempre há novidades brilhantes. O recurso de giro da cabeça 360 é uma virada de jogo e o recurso de animação 3D-2D é inovador.
Agora com o CTA 4.5, você pode exportar seus personagens animados como arquivos .mov transparentes e usá-los em efeitos externos e software de edição como After Effects, Final Cut Pro, DaVinci Resolve, Motion, HitFilm e muito mais.
O CTA suporta exportações de vídeo transparente (.mov) e sequência de imagens (.png). Se você optar por exportar seus personagens como sequências .png transparentes, isso resultará em milhares de arquivos (já que cada quadro é um arquivo .png). Renderizar como um único arquivo .mov transparente significa que você pode limitar o número de arquivos e manter seu projeto organizado, o que realmente ajuda a pipeline de animação.
Exportar como um arquivo .mov transparente é realmente tão simples quanto clicar em um botão. Quando você for renderizar seu vídeo, certifique-se de selecionar Apple ProRes 4444 – isso manterá a transparência – então importe para o software de sua escolha e submerja seu personagem em sua cena. É simples assim.
Depois dos efeitos
Eu sempre uso o After Effects. Você pode simplesmente exportar para o After Effects com o plug-in e selecionar “.mov video” e, como quando você renderiza como ProRes 4444, seu projeto será importado para o After Effects. Em vez de uma sequência .png, ele importará como um arquivo .mov com transparência.
Final Cut Pro
Ao usar essa técnica no Final Cut Pro X, minha pipeline é a seguinte:
Design no Photoshop: Eu trago meu personagem para o CTA como um .psd e faço uma animação no CTA. Então, simplesmente exporto como QuickTime usando o codec ProRes 4444, importo o arquivo QuickTime do meu personagem como faria com qualquer outro videoclipe e coloco as camadas em layers para ajudar a incorporar meu personagem à sequência.
HitFilm Express
Com HitFilm, como com After Effects e Final Cut Pro X, eu simplesmente importo meu arquivo QuickTime transparente e coloco layers de elementos adicionais na cena. No entanto, você pode fazer muitos efeitos especiais (como você pode com After Effects), como sombras, iluminação e muito mais. É uma ferramenta fantástica para adicionar um nível extra de brilho às suas animações.
Conclusão
O que adoro na Reallusion, a empresa que fabrica o Cartoon Animator, é que eles estão sempre atualizando o software, tornando-o constantemente melhor para ajudar os usuários a criar sequências de animação fantásticas.
A opção de exportar como QuickTime transparente para Mac e PC é uma ótima adição ao CTA, especialmente agora que você também pode exportar para o After Effects como QuickTime, bem como uma sequência .png por meio do plug-in After Effects. Isso me ajuda a melhorar minha pipeline e tenho certeza de que ajuda outros usuários a criar animações com qualidade de transmissão de maneira rápida e simples. Baixe o teste gratuito e veja por si mesmo.
Para obter mais informações, visite o site do Cartoon Animator.
Fonte: Cartoon Brew – Cartoon Animator 4 Makes It Easy To Composite 2D Animation And Live Action