Qualquer carreira pode transformar nossas vidas num inferno. Não demora muito para que o período do entusiasmo – quando o céu é azul e o horizonte vasto -, desapareça e dê espaço para as nuvens escuras da dúvida e amargura. Se olharmos para estatísticas, sabemos que uma profissão pode ter mais profissionais descontentes do que outras; mas lembre-se que a correlação não é causalidade. Algumas indústrias, como o Motion Design, criam masoquistas?

O Motion Design cria masoquistas?

“Se alguém te pergunta se quer trabalhar de graça, a resposta correta é manda-lo a merda… Mas você não dirá isso. Na verdade, você provavelmente aceitará o trabalho”. – Dev Joshi

Em seu projeto de graduação, o Motion Designer Dev Joshi revela por que ele acha que o Motion Design faz de nós masoquistas. Em um vídeo curto, mas com ótimos argumentos, Joshi mostra o quão frustrante, penosa e tediosa nossa profissão pode se tornar.

Na verdade, é fácil para qualquer pessoa em uma profissão que depende muito da criatividade se sentir desgastado e amargurado. Muitos de nós criam metas de trabalhar mais, trabalhando mais horas. Muitos de nós, inevitavelmente, sacrificam algo de seu dia – pode ser dinheiro, tempo, vida social, casamento ou o básico de alimentação ou sono -, para amaciar desnecessariamente um keyframe aqui e ali. Afinal, todo mundo quer fazer um bom trabalho e aparecer.

Com uma nova carreira, as tendências masoquistas talvez não apareçam de imediato, mas certamente chegarão até você rapidamente. Ao longo dos anos, não consigo mensurar o número de vezes que vi profissionais da área se trancarem num porão durante meses a fio para criar um “novo demo reel”, ao invés de sair, crispar as mãos, mostrar os dentes e fazer as conexões certas para encontrar trabalho.

Então, quando alguns de nós voam do ninho, crescendo sozinhos como freelancers, descobrimos que a maioria dos potenciais clientes começa dizendo: “Nós não temos muito dinheiro para esse projeto”. Às vezes, isso vem antes do “Olá, prazer em conhecê-lo”.

Todos ouvimos casos (ou passamos por situações), onde somos “convidados” a trabalhar gratuitamente em troca de exposição ou outras oportunidades fabricadas.

Realmente é difícil ser positivo em uma área onde somos constantemente esmagados por metas, prazos e canalhices, mas Dev Joshi faz pouco caso e diz:

“Se você é um profissional experiente, lembre-se dos maus momentos. Se você é um iniciante, espere o pior “.


FONTE – Vimeo & Lesterbanks

Comentários

comments