Neste artigo, você vai aprender como usar as taxas de contraste (Contrast Ratio) para definir um look e criar estéticas consistentes em todas as cenas de um mesmo material.
Um dos maiores obstáculos para videomakers é a falta de consistência visual de take para take. Para tanto é preciso se atualizar sobre os fundamentos da teoria das cores antes de mergulhar de cabeça em programas de colorização como o Resolve.
Por meio desses programas, é possível obter resultados satisfatórios com pouco conhecimento. Entretanto, em muitos trabalhos, é possível encontrar falta de consistência entre takes de uma mesma cena.
Talvez você não saiba, mas existe um nome que justifica diferenças abruptas entre uma imagem e outra: “taxas de contraste ou taxas de iluminação (Contrast Ratio ou Ligthing Ratio).
O que é taxa de contraste (Contrast Ratio)?
Taxa de contraste é a representação da diferença de exposição entre duas áreas em um frame. No set, normalmente você mede essa taxa em stops, mas também pode medir as taxas de contraste IRE. Em teoria, você pode comparar quaisquer áreas de um frame, mas na prática você estará trabalhando com uma taxa para o Fill Light e outra para o Back Light.
Via Premium Beat
Fill Light
É a taxa de contraste mais usada. Esta relação descreve a relação entre a quantidade de luz lateral do objeto em comparação com o seu preenchimento. É a key mais usada devido sua utilidade ao iluminar pessoas. Esta taxa pode representar praticamente tudo.
Back Light
A segunda opção mais usada é a taxa do Back Light. Essa relação ajuda a guiar o olho do espectador para áreas de importância narrativa do quadro de uma maneira quase invisível. Este conceito representa a relação entre a luz lateral no objeto (Fill ou preenchimento) e a iluminação do fundo.
Aprendendo a ler os parâmetros
Uma vez que você tenha uma compreensão básica desses conceitos, é fácil aprender taxas de contraste.
Recursos on-line como o Stills From Beautiful Films possibilitam fazer stills de suas imagens no Resolve (ou qualquer outro programa ou dispositivo com cores falsas), e comparar imediatamente as proporções de cores usadas por alguns dos maiores cineastas de todos os tempos.
Aqui está uma análise fantástica de como usar False Color pelo autor Noam Kroll do PremiumBeat.
Caso ainda continue com dúvidas, assista ao vídeo:
O uso da Fake Color para medir as taxas de contraste é um processo diferente do usado para medir a exposição. Mas só um pouco diferente.
Para medir qualquer taxa de contraste em Fake Colors, siga estas etapas:
1 – Importe um Still
Pode ser uma imagem de um filme que você gosta, videoclipe, séries e etc. O importante é analisarmos as taxas de contraste do mesmo.
2 – Ative a False Color (Cor falsa)
Minha sugestão aqui é: o IWLTBAP oferece LUTs de fake colors para de download . Não é um plug-in e sim um LUT. Soluções mais avançadas são mais intuitivas, mas as noções básicas permanecem as mesmas. A vantagem de usar uma LUT, no entanto, é que ela funcionará com qualquer programa, câmera ou monitor com suporte para LUTs (a maioria já possui) .
3 – Hora de comparar: Identifique a fonte de luz na cena
Para determinar que tipo de relação você estará medindo, examine todas as fontes de luz no still e investigue como a luz está interagindo entre o objeto e o plano de fundo e primeiro plano.
Analise da cena:
No Still em questão, podemos ver que: o key Light está frontal e atinge o lado esquerdo do rosto do ator, enquanto o Fill Light ajuda o superexpor o a face no mesmo lugar e gerar um gradiente ao longo do fundo. Ao passo que, a Back Light faz o recorte do cabelo do objeto em questão.
Após nossa análise, vamos encontrar a taxa de contraste em relação ao Key Light:
4 – Encontre valores em Stops e IRE no objeto em questão
A partir daqui, meu amigo, não tem jeito: é lidar com a sopa de letrinhas das tabelas de LUTS.
Os LUTS indicados neste artigo, permitirão que você defina suas próprias cores e níveis de luz. Aqui, só obtemos a sobreposição de cores sem pontos de referência imediatos.
Para que fique claro, estamos simplesmente combinando cores e anotando os números de Stops. Mais adiante vamos obter as taxas de contraste para encontrar a exposição média para qualquer área da imagem.
5 – Repita o processo para a fonte de luz secundária na imagem
O procedimento é exatamente o mesmo.
6 -Reduza os valores para o menor denominador comum ( Aqui uma 5ª série bem-feita faz diferença, rsrs)
Agora podemos ver uma relação entre Fill Light de 7: 1. Se você quiser replicar um look como este, terá um ponto de referência claro em mãos.
Usando essas técnicas no set de filmagem
Como levar este tipo de conhecimento para dentro do set?
A maneira mais simples de aplicar imediatamente seu conhecimento é ativar Fake Colors em seu monitor através de LUTS. Feito isso, você poderá mover luzes e bandeiras até que encontre a relação entre Fill, back e Key light que desejar.
Você também pode fazer isso com um medidor de luz (Dimmer), mas para cravar sua taxa de contraste, eu recomendo Fake Colors.
Na prática, você desenvolverá uma capacidade natural de identificar e manipular proporções ao fotografar uma cena e só precisará das ferramentas para confirmar seus instintos.
Este artigo é uma adaptação parcial do original de Calleb Stephens, via premium beat.