O que te limita a tentar?

Semana passada fiz essa pergunta nos stories do meu instagram: “O que te limita a trabalhar com motion/animação?” e choveu respostas que manifestavam um limitador muito presente na nossa comunidade: A insegurança, o fato das pessoas não acreditarem no que produzem e a autosabotagem.

Decidi escrever um pouco mais sobre esse assunto porque eu acho muito difícil se livrar completamente das nossas inseguranças. Somos humanos, estamos sempre criando versões de futuros que talvez nem aconteçam. A ansiedade, a insegurança, o medo… São sentimentos normais e a gente precisa aprender a conviver com eles de modo que eles não nos atrapalhem de atingir nossos objetivos. E quando eles começam a nos travar, pode ser que algo esteja bastante errado. 

Como uma pessoa bastante ansiosa, eu comecei a buscar os motivos da minha ansiedade e notei que a gente costuma ser bastante cruel com nós mesmos, mas raramente com uma pessoa que amamos. Por que diabos isso acontece? E desde então, por ser também bastante curiosa, comecei a observar meus pensamentos: “Estou dando meu melhor todos os dias, porque não consigo me tratar bem, com o carinho que trato meus amigos?”

Se um dos meus amigos estivesse inseguro com o trabalho dele, eu tentaria sentar do seu lado e falar que ele está no caminho certo. Que se ele continuasse e não desistisse, ia conseguir e que isso seria uma questão de tempo. Talvez eu daria dicas de como ele poderia ficar confortável com ele mesmo e com o trabalho que ele faz. Talvez eu falasse que ele precisasse focar no que ele pode controlar, como networking, projeto pessoal, portfólio, estudos… A gente pode controlar isso, está dentro do nosso alcance, certo? Então porque temos medo?

Eu sei que as vezes a demora para conseguir alguma coisa nos faz ficar um pouco cansados de tentar mas essa carreira que escolhemos é uma das poucas que o estudo é recompensado. E eu acredito que temos que aproveitar muito desse fato. Somos bastante privilegiados em comparação a outras áreas.

Entender que um dos maiores medos humanos é o medo do desconhecido também pode ser uma chave para diminuir o que nos limita: A gente pode usar esse fato em nosso favor. Ou seja, se estamos com medo por nunca ter presenciado ou feito um trabalho no nível que achamos que não temos, ora… Basta tentar fazer uma simulação disso. Talvez pedir um briefing para um amigo mais experiente na área, pedir um prazo e tentar fazer algo pessoal, como se estivesse trabalhando. Ou participar de concursos, jogos, jams, grupos de estudo… Conversar com outras pessoas, como elas lidaram com isso também pode ser um caminho para tirar esse “desconhecido” de nossas cabeças.

Para finalizar, eu gostaria de ajudar um pouco mais, então eu pensei em fazer os próximos posts como um passo a passo da segurança: Vou tentar escrever dando dicas práticas do que estiver ao nosso alcance para diminuir esse medo que está presente em tantas pessoas. Esse passo a passo seria uma forma de pelo menos diminuir o nosso medo de alguma coisa dar errado nesse processo.

Fiz uma pequena lista do que serão os próximos posts e por mais que possa mudar eu gostaria de compartilhar com vocês algumas ideias que tive para temas dos próximos artigos:

Organizar: Como organizar a nuvem, nosso tempo e nossas metas
Documentos importantes: Gerindo Briefing, contratos e e-mail profissional
Marketing pessoal: Como criar um site, um rede social profissional, uma imagem de perfil, e um nome memorável pode ajudar no processo de ser freelancer
Projeto pessoal: Eu não sei o que fazer, e agora?
Como fazer networking
Como precificar meu trabalho
Pensando como uma empresa
Como prospectar e criar uma rede de clientes

Se você tiver alguma ideia para próximos posts, pode entrar em contato comigo lá no instagram: @bonne_art, vou adorar falar sobre isso. Sempre gostei muito de ajudar pessoas então essa oportunidade de escrever aqui está sendo uma forma de tentar fazer o mínimo que posso.

Obrigada por ter lido até aqui e até a próxima!

Comentários

comments