Efeitos digitais não são páreo para o designer Tomohiro Okazaki, radicado em Tóquio, cuja nova animação hipnotizante é um impressionante feito de técnicas de stop-motion.
A exploração de movimentos em objetos simples
Utilizando respingos de tinta, tiras de papel e outros objetos domésticos, Okazaki manipula habilmente fósforos em dezenas de estudos individuais que dobram e se deformam continuamente, subvertendo sua estrutura básica. Cada distorção analógica desencadeia uma série de outras. Dessa forma, elas se tornam cada vez mais complexas e rápidas. Sendo assim, indo de simples truques feitos à mão até clipes mais elaborados, com cabeças de fósforo explodindo e papel se transformando em palitos totalmente formados.
Okazaki e a fluidez do papel.
A partir de simples folhas de papel branco do dia a dia, uma série encantadora de animações em stop-motion mostra como um material simples pode ser transformado em um design sofisticado. Paper Study é uma série de curtos intervalos em que pedaços de papel cortados, dobrados e esculpidos parecem se mover por conta própria.
Folhas planas se transformam em estruturas volumosas antes de colapsar novamente em um único plano, enquanto arcos, círculos e inúmeras outras formas se movem em perfeita sincronia.
Okazaki comanda o estúdio de design gráfico e animação Swimming. Além disso, é possível encontrar mais vídeos e vislumbres de seu processo meticuloso no YouTube e no Instagram.
Curtiu o post? Saca só essa animação em stop motion do Snotmotion.
Boa semana!
Daniel desligando.