OCTOPUS!: Doris, o polvo criado em stop motion

Fascinantes, espertos e super adaptáveis, os polvos ganham o protagonismo em OCTOPUS!, nova série documental do Prime Video.

Trecho do Stop Motion que se passa em Octopus!, da Prime Video.

A produção combina imagens reais desses animais em seu habitat natural com algumas sequências de stop motion, essas criadas por Hayley Morris, diretora da Nerd Productions .

Na animação aparece Doris, um polvo feito com lã, renda, miçangas e papel crepom.

A produção da personagem Doris

Desde que viu os primeiros cortes brutos, Hayley quis participar. 

“A principal coisa que me chamou atenção foi o quão empolgante esse projeto era, e eu mal podia esperar para fazer parte dele e contar a vida da Doris, do nascimento à morte, de uma maneira bela e artesanal”, diz ela.

A partir daí, Hayley mergulhou de cabeça no universo dos polvos.

Desde os primeiros momentos de vida, como uma larvinha minúscula e transparente flutuando na correnteza, até a fase adulta, com a pele alaranjada, vislumbrante.

E foi justamente essa textura única que despertou uma ideia na diretora.

E se Doris tivesse traços humanos? O suficiente para que as pessoas se conectem emocionalmente a ela.

Hayley queria que o público se identificasse com o polvo de uma forma sensível, não apenas como um animal incrível.

A textura é um ponto muito importante nos trabalhos de Hayley, e dessa vez não seria diferente. A intenção era criar uma criatura que parecesse real à primeira vista, mas ao se aproximar mais pudesse revelar os detalhes artesanais.

Hayley começou com alguns esboços, mas muito do visual final surgiu no processo. Experimentando materiais e testando combinações até encontrar o que funcionava.

“Durante a fase de design, eu busquei lã, fios, renda, chiffon e outros tecidos para prototipar a cabeça e os tentáculos da Doris. Com tentativa e erro, encontrei uma combinação de materiais que capturava a textura da pele do polvo e o movimento gracioso e ondulante de uma criatura submarina. Acho que a mistura de todas essas fibras criou uma qualidade tátil muito bonita que, com a iluminação e o movimento, faz a Doris parecer muito doce.”

O Mecanismo do polvo

Doris possui uma estrutura complexa, feita por Maxwell Sorenson. Uma armação com esferas e soquetes que permite a movimentação dos tentáculos de Doris, de forma bem fluída. Essa base foi coberta com espuma e depois recebeu a pele.

Cada detalhe foi muito bem pensado. A ventosas, por exemplo, foram feitas com miçangas forradas de fio e enroladas em papel crepom. Um processo demorado, mas que deu super certo no resultado final.

Cenários e pós produção

A ideia inicial era filmar tudo direto na câmera. Com os cenários submarinos montados manualmente por Hayley, incluindo fundo do mar e pedras.

Porém, a equipe decidiu filmar tudo separadamente e juntar na pós-produção. Eles gravaram os cenários de um lado, a Doris de outro, e depois encaixaram tudo digitalmente, ajustando o tamanho e a cor.

“Tenho muito orgulho desse projeto e acho que é um filme importante e lindo como um todo. Adorei colaborar com meus amigos e criar algo significativo com eles”, conclui Hayley.

Assista o trailer de Octopus!:

Comentários

comments