Para a indústria da animação, a crise do coronavírus criou uma grande oportunidade

[Este artigo é uma tradução livre do original For The Animation Industry, The Coronavirus Crisis Has Created A Big Opportunity, do site Cartoon Brew. Imagem de capa: “Xavier Riddle and the Secret Museum” do 9 Story Media Group.]

O produtor e escritor Aaron Simpson argumenta que os estúdios de animação estão bem posicionados para se adaptar às recentes revoltas provocadas por pandemias no setor de entretenimento. Simpson é escritor, produtor e executivo de desenvolvimento que atuou como vice-presidente de desenvolvimento da Disney Television Animation e produziu shows para a Warner Bros. Animation e Mondo Media, entre outros. Ele foi indicado ao Emmy por produzir a Fruit Salad Island de Coconut Fred, que foi ao ar no programa Kids ‘WB. Atualmente, ele é o executivo criativo de Los Angeles para Halifax, Island of Misfits, com sede no Canadá. Para Simpson:

O coronavírus impactou quase todos os aspectos de nossas vidas, e as implicações surpreendentes para o mundo do entretenimento continuam aumentando. O setor de live-action viu mais de 200.000 empregos perdidos em todo o mundo e contando. A indústria de animação, por outro lado, até agora evitou um destino semelhante, com relativamente poucas demissões e crescente demanda por novos conteúdos. Então, como isso aconteceu? Enquanto conversava com meia dúzia de chefes de estúdio na América do Norte, ficou claro que a indústria da animação estava se preparando para esse desastre há décadas sem sequer saber.

Aaron Simpson
Aaron Simpson

A partir da década de 1960, as séries animadas foram produzidas regularmente de maneira remota, começando com estúdios japoneses atendendo séries americanas como The New Adventures of Pinocchio e The King Kong Show. Os storyboards foram enviados para o exterior e, meses depois, as tomadas da animação foram enviadas de volta, resultando em um ciclo de feedback de baixo custo, mas extremamente lento.

Ao longo das décadas, os avanços tecnológicos simplificaram esse processo, resultando literalmente em centenas de estúdios digitais confiáveis ​​e de baixo custo em todo o mundo. Os pacotes de software de hoje, como o Toon Boom e o Maya, permitem que animadores em Pequim e Burbank abram e editem o mesmo asset ou arquivo. Além disso, o processo de revisar um layout ou uma cena animada pode ser feito em um dispositivo móvel.

O processo de gerenciamento de pipeline obteve avanços tecnológicos semelhantes, graças a softwares como Shotgun, Frame.io, Syncsketch e Basecamp, muitos dos quais oferecem análises sofisticadas que permitem que as equipes de produção rastreiem cuidadosamente a produtividade de artistas que nunca pisam no estúdio.

Novas tecnologias, novos níveis de produtividade

Mas, além dessas pipelines no exterior, a maioria dos artistas normalmente trabalha no local. “Eu diria que apenas 10% de nossos funcionários e um grupo de freelancers trabalham remotamente”, disse Wes Lui, co-fundador e CEO da House of Cool Studios, com sede em Toronto. Isso não quer dizer que os funcionários não estavam prontos para mudar rapidamente para um escritório em casa, como Dana Landry, CEO da Island of Misfits, com sede em Halifax, explica: “Muitos de nossos membros da equipe têm muitos dos equipamentos em casa, o que nos ajudou bastante. ”

House of Cool studio reel.

Para manter a produtividade, muitos estúdios adotaram novas soluções tecnológicas. A equipe de Copernicus Animation Studios, com sede em Halifax, inicializou o Harmony WebCC, um conjunto de servidores web que permite que artistas externos acessem diretamente o canal de um estúdio. “Foi uma ferramenta que não usamos muito no passado, mas agora a usamos em larga escala com esse plano remoto”, disse Paul Rigg, presidente da Copernicus.

O impacto negativo na produtividade foi modesto, de acordo com os estúdios que entrei em contato, enquanto os diretores da House of Cool observaram um nível de produtividade mais alto. Devido à quantidade reduzida de interação pessoal, “os diretores precisavam ser super precisos sobre o que eles queriam dos artistas e designers de storyboard, para que passassem mais tempo realizando sua videoconferência individual durante a primeira reunião”, disse Lui. . Após essas reuniões mais intensas, os animadores da House of Cool são, em geral, deixados para trabalhar ininterruptamente, aumentando a eficiência.

A dublagem, ao contrário da produção de animação, tem sido historicamente um processo muito centralizado. Atores, produtores e diretores normalmente entram na mesma sala e registram páginas de diálogo. Mas desde a década de 1980, os estúdios conseguem gravar atores em lugares distantes. Tudo começou com o ISDN, um sistema baseado em linha telefônica que produz arquivos de som de alta qualidade. Essa solução tem um preço relativamente alto, mas em 2005, uma ferramenta mais econômica e baseada na Internet, chamada Source-Connect, entrou em cena.

Esse conjunto de ferramentas foi utilizado principalmente por dois ou mais estúdios que colaboram em um único projeto. Mas Jonathan Sherman, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Bang Zoom, com sede em Burbank! Entertainment, tem encontrado novos usos para o software com sua equipe.

“Depois que a ordem de permanência em casa entrou em vigor, imediatamente nos concentramos em descobrir quais atores têm ou não têm uma configuração doméstica, e como podemos levar essas pessoas em velocidade”, disse ele. “Começamos então os cursos de treinamento Source-Connect, testando e integrando dubladores que podiam gravar remotamente”. A equipe até gravou sessões do Source-Connect com seis ou mais atores ao mesmo tempo. “Eles não podem se ver, mas podem se divertir como fariam em uma sessão padrão de estúdio”, acrescentou Sherman.

As desvantagens do trabalho remoto

Mas, mesmo com todos esses avanços tecnológicos nas frentes de gravação e animação, o processo de produção com uma equipe totalmente remota introduziu imensos desafios. Os estúdios parecem estar enfrentando esses desafios com muito trabalho e criatividade. “Estávamos em operação (com uma configuração de trabalho remoto] em um dia e meio e não perdemos nenhum prazo”, disse Brendan Burch, CEO da Six Point Harness em LA. “Os membros da equipe disseram que foi o mais difícil de suas carreiras. ”

Nem todos os artistas têm instalações de primeira linha em casa, então os estúdios tiveram que se adaptar. “Vinte a trinta por cento da nossa equipe levou equipamentos para casa”, disse Landry. A equipe da Island of Misfits teve que aumentar sua capacidade de controlar o hardware remotamente, disse Meaghan Clark, chefe de conteúdo do estúdio: “Antes dessa crise, apenas um punhado de membros da equipe estava usando nossa solução de desktop remoto – tivemos aumentar drasticamente nosso uso. No momento, também estamos testando um novo software para melhorar e acelerar as análises de vídeo para resolver problemas com atraso e sincronização de áudio / imagem. ”

Toof & Doof por Islands of Misfits.

Mas não são apenas as soluções de hardware e software que estão passando por mudanças rápidas; são também os métodos e rotinas de trabalho que artistas e produtores. “Eu mudei muito a atenção para chamar as pessoas em um nível pessoal”, disse Burch. “Como está sua família? Como você está se saindo, está entrando em uma nova rotina? Estranhamente, estou começando a conhecer algumas pessoas melhor do que eu poderia ter com elas aqui. ”

Muitas das interações diárias entre os membros da tripulação também foram prejudicadas. Na Island of Misfits, “as revisões do grupo estão demorando mais e muitos de nossos diretores e supervisores precisam dedicar mais tempo a anotações e esboços para dar feedback aos artistas”, disse Clark. “Então, ainda estamos procurando maneiras de melhorar essas ineficiências nesses processos.”

Processos de estúdio bastante diretos, como a integração de um novo membro da equipe, agora trazem camadas adicionais de complexidade. “É realmente difícil integrar alguém novo”, disse Burch, “porque eles precisam entrar no seu ritmo e isso leva tempo. Os novos membros da equipe aprendem muito simplesmente estando na produção ao mesmo tempo que um diretor ou produtor de linha, conversando sobre seu projeto. Tudo isso vai embora. Teremos que repensar tudo sobre como começamos a trabalhar com novas contratações. ”

Um novo boom de animação?

O resultado de toda essa rápida adaptação e criatividade é uma indústria que vê muito pouco desgaste ou demissões. Brendan Burch, CEO da Six Point Harness em Los Angeles, tem o bem em mente ao olhar para os próximos meses: “É um sentimento tão desamparado, ver tantas pessoas perderem seus empregos, e sentimos um dever cívico de manter as pessoas trabalhando. Por isso, desde o início, comprometemo-nos a empregar o maior número possível de pessoas ao longo desta crise. ”

Vários chefes de estúdio ecoaram uma preocupação não apenas pela manutenção de sua equipe, mas também pela segurança. Vince Commisso, presidente e CEO do 9 Story Media Group, com sede em Toronto, disse: “Estamos garantindo que as pessoas estejam seguras e saudáveis ​​e que se sintam apoiadas no momento. Esta é uma questão humana, e estamos todos no mesmo barco.

O impacto total dessa crise em nossa indústria ainda não foi visto, mas é claro que muitos estúdios independentes estão considerando ou já estão implementando novos processos que podem ser duradouros. A equipe da House of Cool está considerando como o equilíbrio entre vida profissional e pessoal poderia ser melhorado após a pandemia. Como disse Lui, “a equipe realmente gosta desse sistema de trabalhar em casa e quer continuar com um teste de verão que funciona remotamente. Eu aceitaria tudo, assumindo que todos os nossos dados estão seguros e que nossas entregas não diminuíram. ”

Há também uma alta probabilidade de um boom acelerado de animação. “Estamos esperançosos de que hajam mais portas abertas na frente da propriedade intelectual original”, disse Landry. “Prevemos que o hiato de live-action se estenda por muitos meses. Embora tenhamos simpatia por nossos camaradas de live-action, isso cria uma oportunidade para estúdios de animação como o nosso, que estão prosperando nesse cenário virtual. Então, esperamos ver emissoras e streamers chegando a estúdios como o nosso para ver o que está pronto para ser lançado, e estaremos prontos, dispostos e capazes de exibir dois ou três programas. ”

Outros prevêem que esse período de distanciamento social nos aproximará mais. “Nossa capacidade de comunicação em massa foi bastante aprimorada”, disse Commisso. “Como diz o ditado, a necessidade é a mãe da invenção, e esperamos que, à medida que avançarmos, seremos capazes de nos comunicar de maneira mais ampla e frequente”.


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