Este ano comecei a colocar em dia os estudos de inglês e estou (tentando) estabelecer uma rotina de exercícios físicos. Dar uma pausa e botar a cabeça no lugar é importante para saber pra onde você quer ir e estabelecer metas para chegar lá.
Não tem problema dar um passo para trás, porque depois você estará dando dois passos (ou até mais) para frente. Às vezes é interessante refazer algum exercício, rever alguma aula depois de algum tempo, pois nem tudo que aprendemos nos cursos aplicamos no nosso trabalho e alguma informação sempre se perde no processo.
Não tenha medo de reavaliar a sua situação no mercado. Se notar que está tendo muitas oportunidades gringas procurando o seu estilo de animação, corra atrás do inglês. Não está satisfeito com seu nível de conhecimento ou quer se aprofundar melhor em algum estilo específico? Pergunte às pessoas que fazem o que você quer aprender, como fizeram aquilo, que curso fizeram.
Mesmo que você não saiba exatamente o que quer, o que não quer fazer também é estreitar o caminho para o seu objetivo. Dentro de uma área criativa, que tem várias vertentes de animação, pode ser difícil escolher um caminho e fazer alguns exercícios pode te ajudar a descobrir o que você não gosta de fazer e ajustar a rota.
Uma coisa que gosto de ver por aí é alguém refazer algo antigo, pois sempre sai melhor, como umas folhas que fiz ano passado. Refazendo alguns exercícios, fica bem evidente a sua evolução, mesmo que no dia a dia você não tenha consciência disso.