Plantopia é uma parceria criativa de Maryka Laudet e Quentin Camus que começou há quase uma década. Tudo isso durante seus anos de faculdade de arte em Arles, no sul da França. “Assumiu muitas formas diferentes até se tornar Plantopia e se assemelhar ao que fazemos agora”, conta Maryka. Fundando sua prática com base em animação e se consolidando na indústria há alguns anos, Maryka e Quentin se voltaram recentemente para a ilustração. “Nosso lema é preencher a lacuna, fazendo trabalhos de ilustração com um conjunto de ferramentas de animação”, diz Maryka.

Plantopia e seus experimentos
Experimentando ângulos amplos 3D e efeitos de lente olho de peixe, os criativos de Bristol estão transformando suas ilustrações 2D em algo especial.
O estilo característico da dupla de Bristol é caracterizado por uma construção de mundo suave, gráfica e minimalista, que parece imediatamente lúdica e teatral – suas cenas são o que eles chamam de “palcos para pequenos momentos da vida”. Enquanto alguns de seus personagens estão em paz observando pássaros , outros se agarram a invenções surreais como pés de tomate . Também vimos um grupo deles transportando uma baguete anormalmente grande .
Não importa onde estejam, todas essas figuras amigáveis têm características e paletas de cores mínimas, tornando-as propositalmente sem rosto, “para que pareçam qualquer pessoa”, compartilha Quentin.
Ambientes minimalistas

“Ao manter o ambiente bastante minimalista, tentamos fazer com que nossos projetos evoquem a textura de um momento específico, usando apenas alguns elementos-chave e cores que, de alguma forma, os evocam”, diz ele. Não é difícil mergulhar nesses mundos oníricos e na sensação de maravilha que eles transmitem. Como um diretor de fotografia trocando os ângulos da câmera, Markya e Quentin garantem que você nunca veja as composições de um lado só. A dupla usa ângulos amplos 3D e efeitos de lente olho de peixe para criar o tipo de movimento alegre que leva algo totalmente bidimensional a outro nível.
