PROPOSTAS INDECENTES NO MOTION

Você já recebeu alguma proposta de projeto ou emprego totalmente absurda? Este artigo aborda sobre essas vagas arrombadas, com alguns relatos das propostas mais indecentes feitas aos profissionais da área de motion e animação.

Foi pedido para a comunidade mandar no instagram do Layer Lemonade e do Supernova Duo as propostas mais indecentes e absurdas que já lhes foram feitas. Então, seguem os relatos de algumas dessas propostas malucas que foram feitas aos profissionais de motion e animação, relacionadas tanto a projetos quanto vagas de empregos.

“Eu recebi uma proposta de trabalho de uma empresa de entretenimento que trabalha com Youtube. Na época eu acabei até fazendo as entrevistas, mas, assim, eu tava meio que ‘vamos ver como é que é”; sem esperar fechar nenhum trabalho ou coisa do gênero. Fiz a entrevista com o RH, daí eles desapareceram por uns dois meses e ficou por isso mesmo. Dois meses depois, eles apareceram dizendo que tinham parado com a seleção, mas que eu tinha sido selecionada para ir para próxima etapa e eles tinham que aplicar um teste para a vaga. O teste era fazer quinze stories animados e também a ID visual de um quadro do Youtube, do zero. Criar a vinheta, tela de insert, GC, intro e outro, créditos, e enviar um storyboard para aprovação. O prazo era de uma semana e não ia ser remunerado. Obviamente, não fiz o teste e ainda mandei um e-mail falando pra eles que, a menos que eles planejassem me pagar por esse teste, eu não ia fazer porque achava muito difícil que nada do que eu enviar seria usado por eles para lucrar, mas, se eles fossem me pagar, que me retornassem.”

Uma semana de prazo para toda essa demanda é muito fora da realidade, sem falar que não se assemelha em nada com um teste. Esse tipo de coisa é algo que já foi muito falado aqui no Layer Lemonade: não aceite fazer testes sem ser remunerado por isso, ainda mais com uma demanda absurda dessas. Pode acontecer de uma galera instituir testes de animação para várias pessoas, daí usam o melhor, desaparecem, e os profissionais não ganham um centavo com isso. Ou seja, é um job disfarçado de teste. Testes desse tipo são válidos quando o trabalho difere muito do que você faz – e claro, que sejam simbólicos e remunerados -, caso contrário seu portfólio já é suficiente para provar o que você sabe fazer, tornando desnecessário um teste.

“Pediram pra mim um orçamento para uma animação de dois minutos, com prazo de 5 dias sem nem ter o storyboard”

Essa é clássica. Mandar uma animação em uma semana sem ter o storyboard. Haja saco Normal.

“Já recebi um teste às 20h para entregar às 8h do dia seguinte.”

Claramente é um teste para analisar se você consegue virar a noite trabalhando.

“Você não faz por divulgação ao invés de pagamento?”

Esse tipo de proposta é uma das mais comuns no campo criativo. Fiquem muito espertos quanto a isso, principalmente com youtubers. Já teve um caso de um youtuber famoso que abriu um “concurso” para quem faria a melhor vinheta pra o canal dele, e postou nos grupos de motion das redes sociais. Sabe qual era o pagamento? Divulgação. Simplesmente ele dizer no canal dele quem foi que fez a vinheta. Infelizmente muitos profissionais se candidataram, mas ele foi duramente criticado. Ele ainda tentou se justificar dizendo que estava fazendo um favor por estar divulgando. Esse tipo de proposta é um completo absurdo e uma falta de respeito para com todos os profissionais da área. Supostamente a galera que faz esse tipo de coisa já deve estar conseguindo pagar as contas com likes e views. Outro nível.

“Um amigo animador que estava com muitos jobs disse que não conseguiria terminar e perguntou se eu podia pegar um vídeo de um minuto, sendo oito telas com várias ilustrações para animar. Até aí tudo bem. Analisei, disse que poderia pegar e perguntei sobre o prazo. Era pra entregar no dia seguinte, sendo que era feriado no dia que ele me chamou. Aí passei o orçamento referente ao prazo e complexidade, com um preço camarada, sendo que era pra ajudar ele. E pasmem, ele achou caro. Fiquei bem chateada porque uma situação idêntica já havia acontecido entre a gente, e eu já tinha passado pra ele que era importante avisar com antecedência para que eu pudesse fazer o trampo melhor e com mais tranquilidade”

Pra começar, não importa se seu cliente é seu brother, parente ou não, você não deve fazer um valor camarada. Tem muito amigo e parente folgado que deve acreditar que um vínculo afetivo ou sanguíneo tem alguma relação com preço baixo. O correto é todo mundo pagar o preço cheio, independente da relação que eles têm contigo. Aliás, pessoalmente acho que quanto mais próxima a pessoa é de você, mais caro ela tem que pagar, já que provavelmente ela quer apoiar e incentivar o seu trabalho. Não te conhece? Mil reais. É seu primo? Mil e quinhentos, então. Brincadeiras à parte, o mínimo que todos têm que ter para com a sua profissão é respeito, pagando o valor ideal pelo seu trabalho.

“Me pediram uma abertura para um programa de TV e dez fotos com paralaxe. Até então o pedido era esse e o orçamento era dois mil reais. Pedi pra aumentar para dois mil e quinhentos, e foi. Finalizando o projeto, me disseram que as fotos eram referências para ilustrações, e que eu deveria criar dez ilustrações e animá-las. Perguntei se ele era maluco, mas na real era 171 mesmo. Sorte que eu tinha todo o diálogo por e-mail.

Art. 171 – Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.

“Há um tempinho atrás recebi uma proposta para fazer um explainer video de quarenta minutos, com animação de personagens no prazo de um mês.”

Nem a Pixar consegue fazer um longa-metragem em um mês.

“Um cara me mandou uma proposta exatamente assim: anima a minha logo por um precinho de um lanche.”

Vários dias de trabalho em troca de um burgão. Quem nunca? Ao menos é melhor que em troca de divulgação, que não enche a barriga.

“Vaga para motion/edição pleno presencial:
Requisitos:

– Experiência com After Effects e Premiere;
– Ter bom gosto;
– Não agredir os colegas da equipe;
– Saber que a vida é feita de plugins e presets;
Envie o seu CV e portfólio para ********** até 13/08, dizendo o quanto quer ganhar e por que gostaria de trabalhar com a gente.

Pode parecer inacreditável, mas, sim, é uma vaga real. O ambiente de trabalho deve ser fabuloso, visto que um dos requisitos necessários é proibir a agressão aos colegas da equipe. Ou talvez eles tenham o UFC como cliente e a galera se empolga vez ou outra. O que eu não entendi é pra quê o portfólio é necessário se é pra usar só plugins e presets? Reflitão.

E pra finalizar, a proposta mais sensacional de todas:

“Um cara dono de hotel fazenda queria fazer um vídeo animado voltado para as famílias. Brifei com ele e passei os valores. Vocês acreditam que ele queria me dar um bode como parte do pagamento?”

Qual a raça? Dependendo, né… Papel-moeda é coisa do passado. O bode bem que pode ser a moeda de troca do futuro e tomar o lugar da criptomoeda.


Para que o artigo não ficasse imenso, eu coloquei aqui apenas algumas de todas as propostas absurdas que foram citadas na live. Assista a live na íntegra (disponível acima, no começo deste artigo) para conferir todo o show de horrores conteúdo discutido a respeito desse tema.

Um dos intuitos do Layer Lemonade e do Manual do Freelancer é justamente não permitir esse tipo de coisa e passar conhecimento adiante para a galera que está começando nessa área, para eles se educarem sobre a profissão: burocracias, aprender a cobrar direito, não trabalhar com prazos ruins, etc, para não serem explorados. Então, mesmo que abordado de maneira mais leve e tragicômica, esse é um assunto muito sério e importante e merece ser discutido a fim de que profissionais desavisados não se metam em enrascadas. E é provável que teremos uma parte dois sobre esse assunto, pois o que não faltam são relatos de propostas absurdas, independente do nível de carreira ou de quão grande é o cliente.


Este artigo é um resumo do que foi abordado na live PROPOSTAS INDECENTES NO MOTION, episódio 33 do Manual do Freelancer.

O Manual do Freelancer é uma série de lives apresentadas por Dhyan Shanasa Ester Rossoni (os Supernova Duo), trazendo dicas para a comunidade e aprofundando na parte mais burocrática da indústria de motion design e animação. As lives do Manual do Freelancer acontecem nas segundas-feiras às 16h, no canal do Layer Lemonade no Youtube. Você pode conferir todos os outros episódios na playlist do Manual do Freelancer. Logo após o término da live, o episódio fica disponível automaticamente no canal.

Contamos com a sua presença na próxima live do Manual do Freelancer, na segunda-feira às 16h.


Comentários

comments