Alguns funcionários da Adobe estão preocupados de que os avanços da empresa em inteligência artificial vão eliminar os empregos de sua base de clientes atual.
A situação é “depressiva”
De acordo com um relatório da Insider, funcionários da Adobe estão preocupados de que avançar com tecnologias de IA no espaço artístico fará com que as empresas reduzam os departamentos de design gráfico. Inclusive, um designer sênior da empresa diz que isso já está acontecendo.
O funcionário cita um negócio de outdoors e publicidade que eles conhecem que já tomou medidas para reduzir o tamanho de uma equipe desse tipo. Isso ocorreu por que a integração do Firefly ao Photoshop se tornou muito eficaz – e ainda está em beta. A situação chegou ao ponto de alguns funcionários da Adobe estarem passando por uma “crise existencial” e chamando a situação de “depressiva” em um canal interno do Slack.
A Adobe estaria sabotando seus próprios clientes?
Porém, alguns não foram tão negativos quanto outros. Um argumentou que fornecer ferramentas que tornam a arte mais rápida e fácil, mas de maneira ética, é algo bom . Contudo, o problema não é tão simples quanto decidir se é bom para os empregos ou não. A Adobe produz software para profissionais de design e, se essas pessoas não têm empregos, quem compra o software da Adobe?
A Adobe experimentou um crescimento incrível ao longo dos anos e regularmente supera estimativas de lucro trimestrais e anuais. No entanto, a preocupação é que, à medida que a Adobe torna mais fácil eliminar mão de obra por meio do uso de IA, menos assinaturas de sua oferta Creative Cloud serão necessárias para fazer a mesma quantidade de trabalho. Essa é uma conversa muito real na Adobe, e muitos estão preocupados que a empresa esteja “em perigo de canibalizar” sua própria fonte de renda.
Não é só no design
Vale a pena considerar que a tendência não se limitaria apenas à perda de empregos em empresas de design. Caso as vendas comecem a cair porque seu software não é mais necessário na capacidade atual, é muito provável que a Adobe também reduza suas próprias equipes.
Primeiramente, o argumento é: quanto mais a Adobe investe em IA, maior a probabilidade de prejudicar seus próprios lucros. A Insider relata que durante uma teleconferência de resultados da empresano início deste ano uma pegunta se destacou sobre as demais. O analista Brent Thrill disse que a pergunta número um dos investidores é se os avanços em IA reduziriam as vendas de software da empresa. O presidente de mídia digital da Adobe, David Wadhwani, respondeu que a empresa tem uma história de introduzir novas tecnologias que levaram a maior produtividade e empregos. Embora isso seja verdade, não está claro como isso seria o caso desta vez.
O que você acha? A IA vai nos ajudar a fazer um trabalho melhor ou roubar nossos empregos? Deixa nos comentários aí embaixo. Além disso, não é só na adobe que as as coisas estão pegando fogo. Saca só esse artigo sobre os protestos das equipes de VFX da Marvel.
Fonte: PetaPixel.