Quando os recibos ganham vida!

Recibos e mais recibos, assim é a nossa vida em uma sociedade de consumo, uma impressão a cada compra. Muitos até se questionam o motivo de termos recibos impressos em plena era digital. Mas para o criativo tudo é motivo de reflexão e combustivel para a sua arte. No entanto, esta peça comum do cotidiano se tornou o foco central de uma campanha inteligente para a Co-op. Agora vemos a sua nova mensagem animada por meio de uma impressora real, fazendo uso da clássica escola do stop motion. O moderno e o clássico unidos para refletir os valores duradouros e confiáveis ​​do Co-op Group.

A campanha

Galeria Co-op / VCCP / Girl&Bear / Blinkink: De sua propriedade. Direito seu. (Copyright © Co-op / VCCP / Girl&Bear / Blinkink, 2024)

A nova campanha, Owned by You. Right By You. , foi criada pela agência criativa da Co-op, VCCP London. Ela visa chamar a atenção para o fato de que a Co-op é uma das primeiras cooperativas de consumo bem-sucedidas do Reino Unido. Fundada no século XIX, foi “baseada na noção de comércio ético e na crença de que os lucros do negócio devem ser compartilhados entre os membros de acordo com suas compras”, diz um comunicado à imprensa. “Na Co-op, temos orgulho de oferecer uma maneira diferente de fazer negócios por 180 anos. Agora é a hora de defender o modelo cooperativo e demonstrar como ele fornece uma solução para muitos dos desafios que enfrentamos hoje”, diz Kenyatte Nelson, diretora de associação e cliente do Co-op Group.

O Briefing

Galeria Co-op / VCCP / Girl&Bear / Blinkink: De sua propriedade. Direito seu. (Copyright © Co-op / VCCP / Girl&Bear / Blinkink, 2024)

O estúdio de criação de conteúdo da VCCP, Girl&Bear, colaborou com o estúdio de produção Blinkink e o diretor Sam Gainsborough para criar o anúncio com um toque de papel. Primeiramente, o briefing apresentado a Sam e Blinkink apresentou o conceito central de ter a animação aparecendo em um recibo, uma ideia com a qual Sam se apaixonou instantaneamente. “Fiquei animado com a ideia inicial, pois sabia que os recibos eram feitos de papel térmico, que, quando aquecido, pode criar lindas texturas esfumaçadas”, diz Sam.

Essa ideia inicial eventualmente levou a mente de Sam para a terra da aquarela e stop-motion pintado a tinta, e a equipe desenvolveu e eventualmente aprimorou o estilo imprimindo muitos testes pela impressora. “Foi incrivelmente satisfatório descobrir rapidamente que as impressoras de recibos criavam resultados realmente interessantes”, diz Sam. “Ela era muito bem-sucedida na impressão de pretos ou brancos fortes, no entanto, qualquer cinza sutil significava que a impressora criava Xs, pontos e outros ícones. Essa confusão de falhas na impressão levou ao estilo final. Os designs a tinta que criamos seriam impressos muito digitalmente e cheios de erros, o que dava uma aparência final muito legal.”

O processo

O processo por trás da criação da animação foi complicado e demorado. Primeiramente, eles animaram tudo digitalmente, quadro a quadro. A equipe do Blinkink trabalhou ao lado de uma equipe de animadores liderada por Reg Isaac.

Junto com o texto semelhante a um recibo, que corresponde à narração, e uma série de letras, pontos e ícones abstratos e falhos, a animação também se transforma em figuras e cenas mais completas. Dessa forma, eles transformaram a narração em um meticuloso processo de impressão física de cada quadro em uma impressora. Logo após, eles filmaram em stop-motion com a ajuda dos cineastas de animação Daniel Quirke, Honor Price e Ross Stringer. “Cada quadro do filme é literalmente um recibo — assim como aquele amassado no seu bolso”, diz Sam.

No geral, o ponto mais complicado de todo o projeto foi realmente descobrir o melhor curso de ação, tudo dentro de um prazo bem apertado. “Foi uma sorte incrível descobrir que a impressora de recibos imprimia incrivelmente rápido. O que significava que sabíamos desde o início que haveria uma chance de fazer esse filme na câmera”, diz Sam. “É sempre uma alegria quando você consegue fazer essas coisas de verdade!” O projeto não veio sem suas baixas, no entanto – infelizmente, durante o curso da produção, uma impressora corajosa foi perdida depois que superaqueceu e morreu.

Agora vamos passar recibos e mais recibos para esta maravilha visual!

Comentários

comments