A Pixar Animation Studios lançou hoje a versão 25 do RenderMan, sua premiada tecnologia para renderização de animação e efeitos visuais. Dessa forma, a versão mais recente apresenta tecnologia avançada de denoise, que usa aprendizado de máquina da Disney Research para transformar significativamente o processo de renderização.
Esta versão principal oferece muitos aprimoramentos para renderização de produção com novos controles criativos para estilização, ao mesmo tempo que oferece uma escalabilidade robusta, e maior integração com o USD (Descrição Universal de Cena) da Pixar.
Por fim, o renderizador de próxima geração da Pixar, RenderMan XPUTM, atinge novos marcos com suporte para volumes, passagens secundárias e desempenho puro para animação de longa-metragem e VFX.
O novo denoise em ação
A tecnologia avançada de denoise do RenderMan na versão 25 usa uma nova abordagem para aproveitar o aprendizado de máquina. Dessa forma, permite saltos sem precedentes em qualidade e velocidade.
Desenvolvido pela Disney Research em colaboração com Industrial Light and Magic, Pixar Animation Studios e Walt Disney Animation Studios, esta tecnologia de ponta já teve uso intenso na produção, incluindo todos os filmes da Pixar desde Toy Story 4 .
O Denoiser é excelente em preservar detalhes finos, como cabelos e arranhões, que tradicionalmente têm sido um desafio para outros denoisers. Por isso reduziu drasticamente os tempos de renderização para animação de recursos e VFX.
“O novo Denoiser transformou nosso pipeline de estúdio, permitindo a renderização de tomadas que de outra forma seriam impossíveis”, disse o CTO da Pixar, Steve May. “Trazer essa nova tecnologia para a comunidade RenderMan transformará os pipelines e ajudará a inspirar artistas em todo o setor.”
RenderMan e sua compatibilidade
As ferramentas artisticas do RenderMan para Maya, Blender, Katana da Foundry e SideFX Houdini foram atualizadas de forma abrangente para a versão 25. Isso inclui suporte para a plataforma de referência VFX 2021. Resultados fisicamente mais precisos agora são possíveis com atualizações para o sistema de sombreamento MaterialX Lama. Além disso, uma gama mais ampla de imagens não fotorrealistas é habilitada com novos recursos artísticos para RenderMan Stylized Looks. Além disso, esta versão oferece novos materiais para artistas, incluindo novas bibliotecas de materiais e ativos prontos para produção.
“Estou super impressionado com a qualidade do denoiser de aprendizagem profunda da Disney Research, sua denoising multi-frame é fantástica para animação e trabalho VFX – realmente ajuda a reduzir nossos tempos de renderização.” disse Will Earl, chefe de iluminação e otimização da MPC.
Mitch Prater, supervisor de tecnologia de sombreamento da LAIKA, observou: “Reduzir ruídos de imagens CG é o caso de uso mais perfeito para o processamento neural imaginável, e os resultados provam isso: eles são perfeitos!”
RenderMan versão 25 já está disponível para download em renderman.pixar.com para clientes em manutenção. As licenças individuais do RenderMan estão disponíveis por US$ 595 e US$ 250 para manutenção anual. Descontos para equipes estão disponíveis. Pesquisadores, artistas individuais e estudantes que criam projetos não comerciais terão acesso ao Non-Commercial RenderMan ao mesmo tempo, agora com a adição do XPU. Entre em contato com [email protected] para obter uma cotação.