O animador e ilustrador Zak Tietjen, de Columbus, Ohio, ministrou no Blendfest deste ano um mini tutorial sobre parallax, esse efeito maravilhoso capaz de fazer o cérebro enxergar profundidade em uma composição repleta de elementos 2D. A técnica que ele utiliza é bem simples e requer apenas um null object, câmera e algumas layers parenteadas.
A ideia do parallax no after effects é que você coloque layers em várias posições no eixo z da composição, ou seja, é necessário criar uma câmera e ativar todas as layers para 3D.
Após posicionar todas as layers no eixo z e dar início a um movimento de câmera, as layers que estão mais distante da câmera irão ficar com um movimento mais suave, algo mais lento. Essa diferenciação de movimento entre uma layer e outra é a responsável por causar a sensação de profundidade.
E claro, existem outras alternativas para se criar parallax, tudo irá depender apenas da sua necessidade. O importante é não se manter bloqueado quanto ao conhecimento e sempre que possível buscar aprender novas técnicas. 🙂