Posteriormente, já comentei sobre o crescimento do Stop Motion. Essa técnica de animação tradicional e feita de forma manual, está conquistando cada vez mais espaço tanto no cinema quanto em campanhas publicitárias.
Vários estúdios se destacam nessa área, assim como o renomado Laika, responsável por clássicos como Coraline e Kubo e as Cordas Mágicas. Outro exemplo é o Swarf Studios, que produziu a série Pokémon Concierge, e também o famoso Aardman Studios, criador de A Fuga das Galinhas.
Entre os estúdios de destaque, um que vem chamando muita atenção é o Scale Model Studios. Talvez o nome não seja tão familiar, mas é bem provável que você já tenha visto algum de seus projetos por aí.
Um dos trabalhos mais conhecidos foram as promos para a cobertura das Olimpíadas de Inverno da BBC.
Ademais, outro projeto de destaque do Scale Model Studios foi a campanha para a marca coreana Jongga Kimchi. Eles participaram de todo o processo, desde a fase de pesquisa até a finalização, utilizando modelagem 3D e miniaturas.
O estúdio recriou uma vila coreana em miniatura, cuidando de cada detalhe. Desde a arquitetura e trajes tradicionais até a fauna local. Dando atenção para cada etapa do preparo do kimchi, incluindo até os potes de barro em miniatura.
Fundado durante a pandemia, há apenas 4 anos, o estúdio já conta com grandes clientes, incluindo Burberry, Hot Chip, Drumsheds, Fontaines DC, Deliveroo, Lidl e a própria BBC.
Pipeline do Scale Model Studios
O Stop Motion possui uma estética única e encantadora, que mescla esses elementos imperfeitos de algo feito á mão com a fluidez da animação. Apesar de ser visualmente muito apelativo, cada frame pode levar horas de animar, sem contar do processo de modelar os personagens, cenários e também a pós.
Hoje em dia, essa técnica tem sido acelerada com o uso de modelagem e impressão 3D, o que torna o fluxo de trabalho do estúdio mais eficiente.
Hoje em dia, essa técnica tem sido acelerada com o uso de modelagem e impressão 3D, o que torna o fluxo de trabalho do estúdio mais eficiente.
Uma das marcas registradas da Scale Model Studios é sua busca constante por novas técnicas e abordagens inovadoras, especialmente na integração de elementos 3D e 2D em uma mídia mista. “Sabemos que as tendências em cinema e animação mudam rapidamente. Por isso, estamos sempre atentos para experimentar e nos adaptar às novidades assim que surgem oportunidades”, diz Kidd. “Abraçar novas tecnologias é essencial, pois abre um leque de possibilidades e nos mantém à frente.”
Para acompanhar os projetos do estúdio, clique aqui.
E para mais inspirações, dá uma olhada nesse post sobre stop motion!