Existe uma máxima no cinema que diz que um filme nasce e morre 3 vezes durante sua produção; durante os processos de roteirizar, filmar e editar. Ou seja, escreve-se uma coisa, filma-se outra, e, por fim, edita-se uma coisa ainda diferente. Por isso, a página Script to Screen traz comparações entre grandes cenas de filmes conceituados e o roteiro original de cada um. Além de bons roteiros, os intérpretes que dão vida a fortes diálogos do cinema são peças fundamentais de um filme, coisa que fica clara ao vermos os dois lado a lado.
Sei que parece óbvio, mas quando assistimos as comparações feitas por um jovem americano no Instagram e no YouTube, dá para medir o peso de um bom casting (e direção) na hora da atuação. Como essa cena do ator Jack Nicholson, no filme o Iluminado, de Francis Ford Copolla:
https://www.youtube.com/watch?v=seAw9v46JB8
Ou, então, essa cena icônica do cinema mundial, imortalizada no discurso de Samuel L. Jackson, interpretando Jules Winnfield:
https://www.youtube.com/watch?v=zp2aW6zxcq8
Já viram que podemos ficar horas, aqui, apreciando e comparando as cenas com seus respectivos roteiros, certo? Mas quem resiste em ver essa cena abaixo?
https://www.youtube.com/watch?v=nM4SIjfKw7I
O mais interessante da página Script to Screen é que várias cenas não batem 100% o roteiro com diálogos, e, assim podemos entender o qual importante é o poder de improvisação de atores e diretores (bem como toda equipe no set). Então, siga a página ou o canal no youtube e aproveite o tour pelos grandes clássicos do cinema e seus respectivos roteiros. =D
(Alguns parágrafos desse artigo foram retirados e adaptados do artigo original do site updateordie.com)