Este artigo é um resumo do que foi abordado na última live do Manual do Freelancer, apresentada por Dhyan Shanasa e a Ester Rossoni (os Supernova Duo), que falaram sobre a importância de estudar com calma e por etapas e sobre os perigos de tentar pegar atalhos para aprender motion design e animação.
Essa pauta foi inspirada pelas mentorias feitas pelo Dhyan para seus alunos do curso Motion Design Essencial. Muitos alunos entram no curso e na primeira semana já querem acessar os últimos módulos, colocando a carroça na frente dos bois, mesmo que sem a compreensão e domínio do básico. Muitos querem buscar por um atalho e por facilidade e poucos reconhecem ou admitem a dificuldade que é aprender motion. Então, respirem! Não tentem usar atalhos para aprender motion, porque não vai funcionar.
A tendência dos apressados é negligenciar várias etapas extremamente importantes para o aprendizado. Mas quanto mais calma você tiver para estudar, mais vai aprender. É muita informação para absorver nessa área, tanto na parte teórica quanto técnica. Leva muito tempo para que alguém assimile os princípios da animação, por exemplo, até que consiga utilizá-los da melhor forma possível. E sem falar na parte técnica, incluindo o software e suas ferramentas; o After Effects parece um painel de avião, com centenas de botões e funcionalidades. Então é dificílimo absorver toda essa informação de maneira apressada. É muito importante seguir uma metodologia progressiva: começar com exercícios mais simples, aplicando o que vai aprendendo e aos poucos e repetindo esse processo com os próximos exercícios.
A pressa não permite a reflexão, então muitas vezes o apressado foca em coisas que não é necessário ou perde o foco daquilo que é essencial. Um erro é tentar aprender tudo de uma vez só; design, animação, ilustração, 3D, e por aí vai… Uma coisa interessante de se fazer é focar em uma coisa só por um período, como uma semana ou um mês. Por exemplo, pegar uma semana para estudar animação de texto, e outra para estudar animação de shape, e assim por diante. Mesmo que seja seu desejo ser um generalista que faz de tudo um pouco, na hora de aprender é necessário ter foco e ir aos poucos e com um passo de cada vez. Dessa maneira você tem um tempo maior de contato com o assunto que está estudando e evita a confusão de ficar trocando o conteúdo a todo momento. Ter foco em aprender uma coisa só de cada vez é super importante para não ficar no aprendizado meia-boca e cheio de lacunas.
Muitos iniciantes têm uma ansiedade e um imediatismo para que suas habilidades evoluam da noite para o dia, buscando algum tipo de fórmula mágica para melhorar os seus trabalhos. Essa tal fórmula mágica não existe. Muitos até buscam por templates e plugins para facilitar o trabalho, o que pode ser considerado como um dos atalhos mais comuns nessa área. Na verdade isso é um tiro no pé. Depender de plugins que fazem todo o trabalho com apenas um clique e de templates que você apenas modifica uma coisa ou outra vai fazer com que você não aprenda nada no processo, impossibilitando a sua evolução e fazendo você ficar estagnado. Assim você se tornará um apertador de botões, e não um motion designer ou animador. Os plugins e scripts que não são prejudiciais nesse ponto são os de workflow, que facilitam e aceleram o processo que você já sabe fazer e está habituado. No geral, os clientes querem que seu projeto seja original, então usar templates pode ser uma prática bem desonesta, a menos que você peça permissão para o cliente ou ele mesmo te peça por um, por qualquer motivo que seja.
É muito importante respeitar o tempo de aprendizagem, e cada um tem o seu tempo e ritmo. Querer apressar as coisas só vai dificultar que você aprenda e assimile solidamente o conteúdo que está estudando. Não é porque um profissional que você admira chegou no nível que você almeja em apenas um ano que você tem que se sentir mal por não alcançar o mesmo desempenho nesse mesmo período. Você pode até perguntar pra ele as técnicas que ele utilizou para estudar, quanto tempo de estudo diário, cursos que fez, etc., e, mesmo que ele te envie um passo a passo e você o siga à risca, isso não garantirá que você obtenha os mesmos resultados. Ficar comparando o seu desempenho com o de outros profissionais só vai apressar o seu processo de aprendizado. Como já foi dito, cada um tem um ritmo diferente, e também responsabilidades, sensibilidade e tempo disponível. Mas mesmo que você disponha de dez horas diárias para estudar, se fizer de maneira apressada o conteúdo só vai passar por você e não será absorvido devidamente. Respeite o seu próprio tempo e vá com calma e foco.
Durante a live, uma enquete ficou disponível para quem acompanhava ao vivo poder votar. A pergunta da enquete foi “Como foi ou está sendo o seu processo de aprendizado inicial?” Com 248 votos, o resultado foi:
- Lento, mas bom – 58%
- Rápido e prazeroso – 20%
- Lento e estressante – 12%
- Rápido e caótico – 8%
Assista a live na íntegra (disponível acima, no começo deste artigo) para conferir todo o conteúdo discutido a respeito desse tema. A parte final da live é dedicada a responder perguntas, deixadas pela comunidade no chat ao vivo e também na caixa de perguntas disponibilizada no Instagram do Layer Lemonade e do Supernova Duo. Contamos com a sua presença na próxima live do Manual do Freelancer, na segunda-feira às 16h.
O Manual do Freelancer é uma série de lives apresentadas por Dhyan Shanasa e Ester Rossoni (os Supernova Duo), trazendo dicas para a comunidade e aprofundando na parte mais burocrática da indústria de motion design e animação. As lives do Manual do Freelancer acontecem nas segundas-feiras às 16h, no canal do Layer Lemonade no Youtube. Você pode conferir todos os outros episódios na playlist do Manual do Freelancer. Logo após o término da live, o episódio fica disponível automaticamente no canal.