Na última quarta rolou mais uma live do Mograph News no canal do Layer Lemonade no Youtube (link no fim do artigo), onde foi falado sobre a importância do senso de comunidade para nós artistas de motion e animação, seja do iniciante ao mais high-end dos animadores.
Lembro bem que quando descobri o que era Motion Graphics e me vi decidida a aprender animação para trabalhar nesse mercado, sendo bombardeada por informações, vendo e descobrindo peças incríveis de motion assim como artistas muito talentosos, eu me sentia completamente perdida sobre por onde começar.
O que eu fiz de início foi entrar em contato com alguns animadores que eu gostava e admirava o trabalho, perguntava sobre como começaram a trabalhar com motion e como aprenderam, buscava informações em grupos e conhecer outras pessoas que estavam começando na área junto comigo, e para a minha sorte sempre fui muito bem acolhida por quem que eu procurei, pessoas essas que foram muito prestativas, sempre tirando dúvidas, dando feedbacks e dicas, mesmo aquele(as) que estavam em níveis de conhecimento bem mais altos do que eu sobre o assunto. Estava toda essa galera ali, se ajudando, buscando aprender e evoluir juntos.
Achei e acho incrível como o senso de competitividade na área de animação é menor e a ideia de que estamos todos no mesmo barco, trilhando juntos um caminho para evoluir como profissionais de motion é muito maior do que a má disposição de alguns, que acham que não devem compartilhar conhecimento e experiências aos que estão chegando e caindo de paraquedas nesse mercado. O fato de encontrarmos tanto conteúdo gratuito na internet e tantas pessoas se dispondo a produzi-los prova que existe um senso muito grande de comunidade e todos nós deveríamos buscar alimentar esse bom senso. Tenho total consciência de que buscar me inserir nesse meio e conhecer pessoas desde o início dos meus estudos foi muito importante para a minha evolução como profissional de motion, que me trouxe inúmeras oportunidades sendo uma delas hoje estar aqui fazendo parte do Layer.

Por isso não devemos ter medo de buscar ajuda, tirar dúvidas, entrar em contato com animadores que admiramos e também conhecer e ajudar outras pessoas. É assim que fazemos parte de forma honrosa da comunidade de Motion Design, mostramos gratidão e devolvemos a ela o que nos foi e é dado. Há mercado e oportunidade para todos, é gratificante ter essa sensação de troca. Engana-se quem acha que precisa de um grande feito para fazer a diferença nesse meio: indique e divulgue outros artistas, compartilhe vagas e freelas, artigos e informações que você acha relevante, ajude quem sabe menos, é dessa forma que nos tornamos exemplo aos outros.
Devemos todos ser um pouco mais dispostos e assim, partindo de pequenas coisas e atitudes, já estaremos contribuindo para que a nossa comunidade seja melhor e mais solicita.
–
Artes de capa e corpo do texto por Lis Lima – @colapraver
Um pouco sobre a artista:
Lis é de São José dos Campos – SP e atua como Designer Gráfica de forma comercial. Produz suas colagens inspiradas no Ser e na representatividade das emoções.
–