Ser eficaz sem ser bitolado

Confesso, sou um pouco fissurado em encontrar novas formas de produzir arte, tanto para ilustração quanto para animação. Tutoriais, cursos, livros, o que puder botar as mãos para aprender e aplicar nos meus trabalhos eu faço. Então hoje vou compartilhar com vocês uma metodologia pra tornar o trabalho mais eficaz, mas sem ficar bitolado além da conta com produtividade.

O método usa a sigla ANDE, que é composto pelas iniciais das palavras Agilize, Numere, Descomplique e Experimente. Eu tive contato com esse método em um curso do Edull, que é um ilustrador que admiro bastante e que tem um conhecimento fenomenal sobre como buscar clientes e tornar o seu trabalho mais eficaz. Como eu disse, o foco não é em ser uma máquina de produtividade, mas em lapidar o seu processo e acabar gerando mais tempo de qualidade pra dedicar ao que é importante pra você. Bora ver como é?

Agilize. Todo trabalho que você imaginar possui uma forma de ser executado de forma mais ágil. Por exemplo, vamos supor que você trabalhe fazendo style frames para animação. Você pode cronometrar cada passo do processo (esboço, lineart, colorização, organização de layers para animação) e verificar o que mais consome seu tempo. No meu caso, eu gastava um tempo enorme organizando as layers depois de finalizar o processo e a forma que encontrei de agilizar foi gastar um pouco de tempo a mais no planejamento e já ir criando as layers de forma organizada. Ainda preciso organizar algumas coisas no final, mas gasto bem menos tempo que antes.

Numere. Verifique o quanto você consegue produzir diariamente. Imagine que você é um animador frame a frame, o ideal seria calcular quantos segundos de animação você consegue fazer por dia. Depois de calcular, volte no passo anterior e verifique se pode agilizar algum processo.

Descomplique. Pode ser uma mudança no seu traço ou utilizar um estilo menos complexo, sempre existe uma forma de fazer a mesma coisa só que de forma mais simples. Eu já vi ilustradores mudarem o estilo para personagens com mãos e pés menos detalhados, pois isso exigia um tempo enorme e não era tão impactante na expressividade do desenho. É o velho ditado, algumas vezes menos é mais.

Experimente. Sempre busque coisas novas para tentar encaixar na sua metodologia de trabalho. Não precisa fazer isso o tempo todo, porque ter um método firme é muito importante, mas experimentar pode ajudar não só a descobrir uma metodologia mais eficaz, mas também trazer um sopro de ar fresco para uma rotina que muitas vezes pode ser maçante.

Espero que essa metologia te ajude e bora andar pra frente (eu precisava fazer essa piada pelo menos uma vez nesse texto).

Abraços!

Comentários

comments