Cuidado com a síndrome da visão de computador

A síndrome da visão de computador é um serio problema que é causado pela exposição excessiva às telas. Neste artigo venho trazer informações para que a prevenção seja a nossa maior arma, pois com certeza uma hora vamos desenvolver esta síndrome.

O que é a síndrome?

Antes de mais nada, a síndrome da visão de computador é um conjunto de sintomas relacionados ao tempo em que as pessoas passam olhando para telas de computador, tablets ou smartphones. Dessa forma, este é um problema de um mundo dominado pelas telas.

Os sintomas mais comuns incluem queimação nos olhos, dor de cabeça frequente, visão embaçada e sensação de olhos secos. A má postura, a distância inadequada da tela e a falta de piscadas frequentes também contribuem para o surgimento desses sintomas.

Dor muscular ou articular, especialmente no pescoço ou ombros, podem também ser vistos como sintomas por se manter na mesma postura por muito tempo.

Como ela surge?

Toda vez que você fica muito tempo na frente de uma tela faz com que os olhos tenham mais trabalho para acompanhar as inumeras coisas que estão acontecendo na tela. Com isso, os olhos ficam mais facilmente cansados e podem desenvolver mais rapidamente sintomas.

Quando olhamos para a tela o olho também pisca menos vezes, o que acaba contribuindo para seu ressecamento, resultando em sensação de olho seco e queimação.

Fatores de risco

A síndrome da visão de computador

Se você fica exposto às telas por mais de duas horas diárias, já entrou no fator de risco. Pessoas que trabalham em frente ao computador, utilizam com frequência, ou mesmo crianças que utilizam tablets com frequência estão mais suscetíveis, ou seja, todo mundo.

Como evitar a síndrome?

Apesar de parecer impossivel evitar este mal, algumas atitudes podem fazer toda a diferença.

  • Mantenha a tela à altura dos olhos.
  • Escolha uma cadeira que permita apoiar os pés no chão e os braços na mesa.
  • Faça pausas regulares para alongar o pescoço e os ombros
  • Ajuste a iluminação para evitar excesso de brilho na tela.
  • Mantenha a tela a uma distância entre 40 a 70 cm dos olhos.
  • Proteja os olhos com luz noturna quando usar dispositivos à noite.
  • Use colírios lubrificantes para aliviar a sensação de olho seco.
  • Considere óculos para corrigir problemas de visão.
  • Consulte um oftalmologista para avaliação e orientação específica (a dica mais importante).

Vamos nos levantar da cadeira, sair um pouco e lembrar que existe vida além das tela.

Comentários

comments